GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Metal Gear Solid para PS1 de Outer Space

por GameVicio, fonte Outer Space, data  editar remover


O jogo mais aguardado do ano para Playstation finalmente foi lançado, depois de ficar quase 3 anos em desenvolvimento nas instalações da Konami Computer Entertainment no Japão.


A história de Metal Gear Solid é muito parecida com o filme "A Rocha", protagonizado por Sean Connery. No filme, ex-militares invadem a lendária prisão de Alcatraz e ameaçam o mundo com armas químicas de destruição em massa. No jogo, integrantes de um grupo de elite chamado Fox Hound invadem uma base nuclear do Alaska e ameaçam lançar uma arma nuclear caso suas exigências não fossem cumpridas. Você, no papel de um ex-membro do grupo Fox Hound, deve invadir a base sem ser notado, libertar alguns reféns e verificar se os terroristas realmente tem a habilidade de lançar um ataque nuclear. Pode parecer simples, mas a história tem muitas nuances e surpresas para prender o jogador até o fim do jogo.


O Melhor Jogo do Mundo

A Konami usou por vários meses esta frase para definir a essência de Metal Gear Solid. Eleito o melhor jogo das 2 últimas feiras E3 e Tokyo Game Show, MGS realmente tinha toda a "permissão" da imprensa e jogadores de todo o mundo para utilizar esta frase um tanto quanto "modesta".
Mas será que o jogo realmente era tudo isso o que falavam ? A resposta é um sonoro sim!

Metal Gear Solid nos faz relembrar os velhos tempos da querida Konami, quando jogávamos clássicos do nível de Knight Mare, Castlevania, Salamander e Contra nos antigos sistemas MSX, NES e Super NES. MGS é uma raridade no Playstation: combina com maestria excelentes e detalhados gráficos, som e música de dar inveja aos mais recentes lançamentos, controle analógico preciso e intuitivo, uso magistral do controle vibratório Dual Shock e jogabilidade inteligente,
diversificada e divertida.


A sofisticação é tanta, que em certas partes do jogo os personagens interagem com o mundo real através do controle Dual Shock.
Inédito, criativo, fantástico ! ?? difícil descrever em palavras o quão polido e
balanceado é Metal Gear Solid, tamanha é a interatividade com a ação do jogo. MGS é mais um daqueles lançamentos que realmente "te grudam" por horas a fio na
frente da tela de sua TV.


Stealth: A palavra da moda

Como todos já devem ter ouvido, Metal Gear Solid é um jogo baseado em "Stealth". Mas o que realmente esta palavra - que parece estar presente nos mais recentes lançamentos - quer dizer ? "Stealth" é um termo em inglês que significa furtividade, usado por exemplo, nos aviões e bombardeiros americanos invisíveis ao radar.

Em MGS não adianta você matar tudo o que aparece pela frente. Sua missão só pode ser cumprida com êxito se Solid Snake, seu personagem, não for visto pelas dezenas de guardas que patrulham a base no gelo. Use a cabeça, esconda-se, desvie das câmeras de vigilância, não faça barulho, mate apenas com silenciador, não se exponha, use o item correto; todos estes ingredientes são misturados com a ação pura e resultam em um jogo diferente do qual você está acostumado. Os jogadores mais experientes vão amar a jogabilidade, os jogadores casuais podem odiar; Metal Gear Solid não é para todos.


Filme de Hollywood

O designer japonês Hideo Kojima realmente fez sua obra prima, e cuidou de todos os detalhes para que o jogo fosse uma experiência gamística transcedental. Metal Gear prima-se pela qualidade final de sua produção e pela excelente direção dos aspectos cruciais para se desenhar um clássico: os ângulos
de câmera foram minunciosamente estudados e dirigidos para tornar mais dramática a ação, as vozes são as mais bem dubladas da história de um jogo de videogame, os efeitos de som e a música ambiente caem como uma luva para a sofisticada trama, os gráficos são escuros, detalhados e misteriosos; os personagens possuem motivações psicológicas e traços de caráter realmente muito bem desdenhados, a história mistura ambição, ameaça nuclear e clonagem humana.

No final do jogo (e durante), você tem a sensação nítida de que assistiu um excelente filme de espionagem, digno dos melhores diretores de Hollywood. Mas atenção: o domínio da língua inglesa é fundamental para você curtir toda a trama e todas as emoções de Metal Gear Solid. Sem entender o que se passa (principalmente os interlúdios cinematográficos), você perderá 60% do jogo.

Veredicto

Antes que nos perguntem: não consideramos Metal Gear Solid como o melhor jogo de todos os tempos; mas ele é, sem dúvidas, o melhor jogo lançado para o Playstation este ano. Sabemos que podem sair títulos melhores daqui para frente, mas Metal Gear atingiu um patamar de sinergia que poucos jogos até hoje conseguiram, o que justifica a nota máxima atribuída por Outer Space. MGS realmente te prende do início ao fim, é intenso enquanto dura, e emociona a quem entender toda sua história e trama. Apenas os jogadores mais experientes poderão desfrutar desta obra prima, e entender qual o real motivo dos jogos eletrônicos serem tão adorados ao redor do mundo. Metal Gear Solid é um novo padrão pelo qual os jogos de ação e aventura serão julgados daqui para frente. Um ápice do entretenimento. Se não fosse Zelda, já teria sido escolhido como o jogo do ano por Outer Space.

Prós
  1. Obra prima de Hideo Kojima e o melhor jogo do Playstation até agora juntamente com Final Fantasy VII.
  2. Um verdadeiro filme de ação interativo. Intenso, emocionante!
  3. A volta aos velhos tempos da Konami.



Contras
  1. Não agradará a todos pela sua sofisticação conceitual.
  2. Quem não entender muito bem inglês perde 60% do jogo.



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
10/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de GameVicio

Reviews da crítica

9.5 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio