GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Resident Evil 5 para X360 de GameVicio

por Boris Gucovski, data  editar remover


Resident Evil 5 é a prova de que a série não morreu. Pelo contrário.


Em 2005, o mundo se dividiu de certa forma. Havia os que amavam Resident Evil 4 e os que odiavam. Os que amavam, certamente foi por conta dos novos rumos que a franquia tomou. A dinâmica e a câmera se modificaram. Os zumbis agora são pessoas normais que foram infectadas. Os que não gostaram com certeza são saudosistas conservadores que não aprovaram as mudanças bruscas da franquia.

Em Resident Evil 5 você é Chris Redfield, personagem já conhecido da série, que foi à África (mais precisamente à Somália) investigar estranhos acontecimentos relacionados à mutação genética, semelhante ao ocorrido em Resident Evil 4 e sua missão principal é impedir o tráfico desses experimentos. Só que desta vez você não está sozinho (em RE4 contava com a ajuda de Ashley só em um estágio mais avançado do jogo em diante, não desde o início), agora conta com a ajuda fundamental de Sheva, uma agente local que o auxiliará na sua investigação.


Um dos gráficos mais belos da atualidade


A primeira coisa que até os menos atentos notam em RE5 sem dúvida alguma são os gráficos (um dos mais realistas já vistos, diga-se de passagem). Modelagens perfeitas, podendo-se visualizar poros da pele, suor e até mesmo o brilho nos olhos dos personagens, simplesmente impressionam.

Os zumbis também são muito bem modelados, mas claro que nem tanto quanto os personagens principais, pois isso seria inviável. Os efeitos de iluminação merecem destaque já que foi incorporado ao jogo um belíssimo efeito de HDR (High Dynamic Range) que entra em ação quando você sai de um ambiente escuro para um claro de forma abrupta.

As explosões estão bem melhores do que as do RE4, porém ainda estão longe de serem realistas, por assim dizer. As armas estão mais realistas, já que muitas pessoas reclamaram desse aspecto no título anterior. Mas nem tudo são rosas no quesito gráficos, devido algumas texturas bem pobres e sombras que parecem não terem recebido o tratamento adequado, já que são bem serrilhadas.


Já vi essa jogabilidade antes...


Que RE5 conta com gráficos revolucionários, não resta dúvida. Mas a jogabilidade em contrapartida, é a mesma apresentada em Resident Evil 4. Mesma movimentação (sua e dos inimigos), mesmo modo de mira, mesmo modo de esfaquear. Mas se gostou da jogabilidade de RE4 não encontrará defeitos aqui. Pra não dizer que é a mesma, alguns quesitos foram modificados. Agora o jogo não é pausado enquanto mexe no seu inventário, então certifique-se de estar num lugar seguro antes de fazer modificações nele.

Os inimigos não diferem muito de RE4, já que as "categorias" são as mesmas: zumbis comuns, os da serra elétrica e os chefes. Quanto as armas, não espere muitas novidades também, já que não são muitos modelos. Espere ver basicamente o que viu em RE4 em se tratando de arsenal. Não espere ouvir os famosos "welcome", "what are you buying", já que resolveram erradicar o mercador, que caiu na graça dos fãs de Resident Evil 4.

Outra coisa que fará com que muitos fãs torçam o nariz é a ausência das máquinas de escrever, presentes na série desde Resident Evil 1. Agora o salvamento acontece de forma automática, independente da vontade do jogador.


O áudio simplesmente cumpre seu papel, nada além disso


Nos primeiros RE's os sons tinham um papel fundamental no jogo. Já que ouvir os gritos de Nemesis, ou os sons dos zumbis se arrastando gelava a espinha de qualquer um. De lá pra cá, o soms vieram perdendo sua função na série. Eles estão lá só pra "bater o cartão". Mas isso não quer dizer que sejam ruins ou fracos, simplesmente não chamam a atenção do jogador.

Os produtores de RE5 ainda "reciclaram" muitos dos sons do RE4, a exemplo dos menus, inventário... Em síntese, é um quesito que não merece destaque em RE5.


Multiplayer empolgante


O jogo conta com dois modos multiplayer, um online e outro no mesmo console, com tela dividida. Mas no caso de dois jogadores no mesmo console, a tela não é dividida verticalmente, como estamos acostumados a ver. As telas ficam uma embaixo da outra, mas não alinhadas, e consequentemente, sobra um fundo preto que certamente vai desagradar muita gente.

A modalidade multiplayer torna o jogo ainda mais viciante, já que jogar com um amigo é uma experiência muito satisfatória porque muitas vezes a IA de Sheva mais atrapalha do que ajuda.


Resumindo...


Resident Evil é um jogo que se destaca, graças aos seus gráficos incríveis mas que se contrastam com a jogabbilidade idêntica à do RE4 e sons que não fazem a diferença. Um dos melhores da série, é um forte candidato a jogo do ano.

---------------------

Prós:

* Gráficos impressionantes, um dos melhores já vistos;
* A dinâmica do jogo, que está ainda melhor do que em RE4;

Contras:

* Sons que passam despercebidos;
* Jogabilidades que não sofreu alterações se comparado ao RE4;
* Sombras muito serrilhadas;

---------------------

Notas


Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 7
Sons: 7
História: 8
Diversão: 8


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
7.9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Boris Gucovski

Reviews da crítica

9 / 10
GameTV
4.8 / 5
Fliperama
9 / 10
GameHall
3 / 5
Gamerview
©2016 GameVicio