GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Silent Hill para PS1 de GameVicio

por Lcsouz4, data  editar remover


Silent Hill, a lenda

"Toda cidade tem seus segredos. Alguns são apenas mais nefastos do que outros".


Um pouco sobre o game


Silent Hill foi lançado em 1999 para o Playstation 1, o game logo se tornou um sucesso e rendeu novos títulos, além de um filme (que não foi muito apreciado pelos fãs deste primeiro game).

O segundo game da série foi lançado em 2001 para Playstation 2, XBOX e PC, porém este título não da seqüência ao ocorrido no primeiro game, diferentemente do terceiro título, lançado em 2003 apenas para Playstation 2 e PC, que conta com uma seqüência direta aos eventos do primeiro jogo.

Em 2004, Silent Hill 4 - The Room foi apresentado aos fãs para Playstation 2, XBOX e Pc, com muitas novidades e um enredo um tanto quando diferente dos anteriores, em 2007 foi anunciado Silent Hill: ??rigins apenas para PSP (Portatil da Sony), porém em 2008 também foi lançado para Playstation 2.

Nos dias atuais, foi lançado Silent Hill: Homecoming, o sexto game da série e o primeiro a figurar nos consoles de última geração.


Silent Hill e sua lenda


Silent Hill (Colina Silenciosa, seria essa sua tradução) é uma cidade isolada em algum lugar dos Estados Unidos, e como qualquer outra cidade é cheia de histórias, porém das mais macabras possíveis. Uma delas, é o fato de que no local eram realizados diversos rituais satânicos, muitos de seus habitantes desapareciam sem deixar vestígios, diziam que a cidade era o local dos espíritos silenciados.

O game retrata a cidade como pequena, envolta em névoa, que tem como explicação uma intensa e eterna chuva de cinzas devido ao incêndio de uma mina de carvão no subsolo da cidade, após esse ocorrido os habitantes abandonaram a cidade e os poucos que restaram ficaram escondidos em suas casas.


A História


O protagonista é Harry Mason, um escritor, que após perder sua esposa, resolve viajar em busca de um lugar calmo e tranquilo com sua filha adotada Cheryl (na realidade ela foi abondonada e encontrada por Harry e sua esposa). Ao passar nas proximidades da cidade de Silent Hill, uma leve e densa neblina dificulta sua visão, com isso Harry perde o controle de seu carro ao desviar de um vulto, que atravessava a pista e acaba entrando na cidade se chocando violentamente contra um muro, desmaiando em seguida.

Ao acordar, Harry se depara com o veículo destruído e com sua filha desaparecida. A partir disso, o jogo baseia-se na procura por sua filha perdida em meio a um ambiente escuro, morbido e silencioso, ligando os fatos de uma relação de sua filha Cheryl com a misteriosa cidade.


Um ambiente aterrorizante


Ao controlar o protagonista, o jogador logo percebe que a cidade está vazia e sem nenhum sinal de vida, apenas o puro silêncio. Existem diversos veículos estacionados nas ruas, mas não se vê movimento algum, muito menos qualquer luz acessa, vários estabelecimentos tais como, bares, mercados estão abandonados, simplesmente o sentimento de solidão.

Algumas pessoas ainda residem na cidade, porém só serão apresentadas conforme a história vai se desenrolando, e são de grande importância, pois cada um tem ligação com a trama e seus motivos por estarem presos a Silent Hill.

A cidade está repleta de uma densa neblina que limita a visão de Harry ao máximo. Percebe-se também que não existe escapatória, todas as saídas da cidade estão simplesmente bloqueadas e sua filha está em algum lugar, e é claro, Harry não ira embora de Silent Hill enquanto não desvendar os mistérios e estiver com sua filha em seus braços.

Ao longo do jogo, Cheryl deixara diversas pistas de seu paradeiro pela cidade, te levando aos lugares mais macabros e desvendando uma história impressionante e arrepiante.


O sistema do game


Não podemos comparar Silent Hill em termos gráficos com os novos títulos lançados, porém para época ele usava todos os recursos do Playstation 1, sendo um dos games com os gráficos mais exuberantes deste console.

Seu sistema de áudio é perfeito, a trilha sonora é de acordo com a tensão do game, e deixa o jogador arrepiado e cada vez mais inseguro ao prosseguir; um fator interessante do áudio fica por conta do rádio de Harry que alarma quando próximo de alguma criatura, lhe alertando dos perigos. Quanto mais intenso o larme, mais criaturas estão por perto.

A visão do game é em terceira pessoa, em algumas partes a visão da câmera atrapalha, pois cada trecho é um ângulo diferente e o jogador acaba se perdendo em certas partes.

O sistema de combate é simples, desde armas para combate corpo-a-corpo quanto armas de fogo, entretanto a munição é escassa e o jogador deve economizar para não acabar sem. Quanto maior a dificuldade mais escassa será, se o jogador souber administrar seus poucos recursos, certamente não enfrentará muitos problemas até o fim do game.

Existem diversos tipos de criaturas que variam de acordo com o local. Nas ruas você encontrará estranhos animais; na escola pequenas criaturas que lembram crianças; no hospital diversos monstros, alguns sem formato algum, outros lembram mulheres vestidas de enfermeira, mas sem rosto e totalmente desvertebradas, e várias outras criaturas bizarras que lhe atormentam durante o jogo.

Existem diversos quebra-cabeças a serem resolvidos durante o jogo, que variam sua complexidade conforme a dificuldade selecionada.

Um dos sintomas comuns a todos que terminam Silent Hill é ter pesadelos a respeito, são oito ou nove horas de jogo até se chegar ao final, ao todo são 5 finais possíveis, determinados pelas diversas escolhas do jogador, cada ato durante o jogo, pode decidir se o final será bom ou ruim, sendo que existe um final especial e um tanto quanto louco.


Conclusão


Silent Hill é considerado por muitos como um dos melhores games para Playstation 1, com um grande enredo, uma história surpreendente e muito medo.

Por mais que o jogador se arrepie durante o game, ele se prende a história e a vontade de descobrir todos os mistérios dessa cidade. O jogo cria uma atmosfera diferente dos demais, não é voltado ao estilo "Ação" como a serie Resident Evil, Silent Hill é voltado ao terror e ao medo, meche com o psicológico do jogador, o vazio e o silêncio das ruas, corredores e qualquer outro lugar fornece o sentimento de desconfiança, insegurança e muito terror, e nisso ele supera em muito todos seus concorrentes.

?? um game indispensável e que merece respeito, mesmo após tantos anos de vida, ainda fornece muita diversão.

Como os próprios fãs dizem "Bem-vindo ao Inferno".


1 comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9.2/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Lcsouz4

Reviews da crítica

9.2 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio