GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Chris Sawyer's Locomotion para PC de GameVicio

por Rudinei101, data  editar remover


"Uma das perguntas mais freqüentes feitas a mim é: Quantos estão em sua equipe de desenvolvimento?

A maioria espera uma resposta de pelo menos cinco, talvez 10, até mesmo 15 ou mais ??? como muitas, senão todas, as outras equipes de desenvolvimento de jogos. Eles normalmente ficam impressionados ao saberem que eu crio meus jogos com a ajuda somente de artistas gráficos independentes e um músico. Eu mesmo faço toda a criação, programação, administração e pesquisa do projeto. Isso significa que meus jogos não podem ser tão bons quantos esses desenvolvidos por grandes equipes? De maneira alguma.

Na realidade, ainda acredito que muitos jogos criados sofrem por terem muitas pessoas trabalhando neles, perdendo o caráter individual deles e tornam-se jogos que se parecem e divertem assim como tantos outros.

Certamente, o trabalho envolvido na criação de um jogo moderno é imenso e quando você não tem uma grande equipe, leva muito tempo."


Autoria de Chris Sawyer???s


Introdução


Tudo precisa ir para algum lugar: minério de ferro para a fábrica de aço,
aço para outras fábricas, mercadorias para a cidade, passageiros e correspondência cruzarem a cidade ou o país. O mundo necessita de transporte.
Seu desafio é construir e administrar as redes de transporte para manter o mundo em movimento ??? fornecer a locomoção!

Certamente, você não esta no negócio de transporte apenas para manter o mundo em movimento... está nele pelo dinheiro. Projete e construa redes eficientes e estará varrendo como também estendendo suas rotas antes que perceba. Enquanto faz isso, o mundo está mudando: cidades com transportes e fornecimento de alimentos crescem, indústrias fecham as portas e outras abrem novas, e a tecnologia do transporte avança com rapidez e veículos mais eficientes logo aparecem.

Mas nem tudo estará funcionando sem problemas ??? recursos esgotarão, veículos quebrarão e, o pior de tudo, você provavelmente não quer ser somente uma companhia competindo por itens.

Seus oponentes poderão ser cruéis e agressivos, construindo estações ao lado da sua para competir por passageiros e cargas, realizando melhores serviços para atrair mais cargas e, geralmente, interferindo em seu caminho. Porém, com um planejamento cuidadoso e uma boa administração poderá abatê-los em seu próprio jogo e construir uma companhia dominante.


Jogabilidade


O Locomotion tem uma jogabilidade muito limitada. A idéia básica do jogo é
conectar vias e ferrovias, tudo feito no Mouse. O teclado é usado apenas
quando vamos salvar o jogo e usar alguns atalhos rápidos, como zoom.

Quem conhece Roller Coaster Tycoon não terá problemas com este jogo. Ele oferece 4 velocidades: pausado, normal, rápida e super-rápida, útil quando precisa de dinheiro, mas acaba atrapalhando um pouco.

Podem ser feitos transportes aéreos, terrestres e aquáticos, desde barco à remo até jatinhos.


Áudio


O áudio do jogo é bem primitivo, são poucas músicas e elas são de qualidade
baixa. Podemos comparar as músicas com os "Toques polifônicos de celular".

Os efeitos sonoros são extremamente repetitivos, por exemplo, um trem que sai de uma estação para outra reproduz exatamente os mesmos efeitos da rota anterior, e sempre reproduzirá os mesmos efeitos a não ser que seja substituído.

Não tem um limite de reprodução de sons simultâneos,pois se a tela estiver focando várias estações o som fica muito confuso.


Gráficos


Os gráficos são de qualidade baixa, pouco mudado em relação ao seu antecessor, o Transport Tycoon. Também se assemelha muito a primeira versão do Roller Coaster Tycoon.

O mapa é bem extenso, a vegetação muda de acordo com a altitude do mapa. Caso exista montanhas bem altas, seus topos ficam cobertos por neve, sumindo e aparecendo de acordo com a estação do ano.

Uma grande falha nesse jogo é que não existe dia e noite, nem chuva, apenas Sol.
Outra falha é quando acaba um terreno e entra em outro, por exemplo de grama para areia. "Acaba de vez" a grama e começa a areia, não há um entrelaçamento.
Em resoluções muito altas os gráficos ficam um pouco feios, e não há suporte para Widescreen.

Em todo o jogo, parece ter feito uma "Economia nas texturas", isto é, o desenvolvedor quis economizar nesta parte, isso está bem explicado neste trecho:
"[...]eu crio meus jogos com a ajuda somente de artistas gráficos independentes[...]"


Inteligência Artificial (AI)


A inteligência artificial do jogo é bem complexa, mas possui muitas falhas.
O computador consegue construir suas próprias estradas e ferrovias mesmo em terrenos desconhecidos (Mapas criados no Editor de Mapas, por exemplo), desviando de outros objetos e escolhendo a melhor forma de transporte para determinada região.

Mesmo controlando suas 36 companhias, ele sabe onde está tirando um bom lucro e faz de tudo para conseguir "passar por cima" de você e controlar o trasporte da região.


Multiplayer


O Locomotion lhe oferece um multiplayer no qual pode competir somente com uma outra pessoa, pela internet ou pela rede (LAN). Não possui um sistema de busca de usuários, tendo que ter em mãos o IP do amigo para poder jogar com ele, sempre um tendo que ser o servidor.

O objetivo do multiplayer é apenas ganhar mais dinheiro que o amigo, atrapalhando ele assim como o computador faz.

Muitas travadinhas serão vistas ao jogar o multiplayer, principalmente jogando pela internet, tendo uma conexão rápida ou lenta, não irá fazer diferença significativa no jogo.

Podemos dizer que o multiplayer foi uma idéia de última hora.


Pontos Positivos e Negativos


Prós:

* Sistema financeiro muito próximo da realidade;
* Suporte para criação de seus próprios mapas;
* Suporta ADD-ons, como novos trens, fábricas, etc;
* Intuitivo e fácil de jogar;


Contras:

* Pedestres não existem fora do ponto de ônibus;
* Não há tráfego nas cidades;
* Pouco inovador ao seu antecessor;
* Barcos difícilmente funcionam;
* Multiplayer mau feito;


Notas


Jogabilidade: 7.0
Áudio: 6.5
Gráficos: 6.0
Inteligência Artificial: 8.0
Multiplayer: 6.0
Diversão: 8.5


Conclusão


Se olharmos pelos gráficos e áudio, iríamos dizer: "Nunca vi um jogo tão ruim assim!", mas como dito acima, o ponto forte do jogo não são estes aspectos, e não devemos seguí-los para julgar um jogo.

Este jogo desperta a ganância dos jogadores, quanto mais dinheiro conseguir, melhor. O que realmente importa nele e o que tem, é a diversão.

Para os amantes dos jogos de estratégia Chris Sawyer's Locomotion é uma boa opção. Claro que atualmente existem lançamentos que unem tanto a jogabilidade viciante do gênero com gráficos e som muito superiores. Porém, Locomotion ainda garante muitas horas de diversão.


Nenhum comentário

||

Sobre o colaborador

avatar de Rudinei101
©2016 GameVicio