GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 para PS2 de GameVicio

por P.Raphael, data  editar remover


???Quando os maiores guerreiros do universo se encontram o pau come pra valer???


Goku; Vegeta; Trunks; Gohan; Yancha; Tienshihan; Frieza; Cell e Cia, todos nós já conhecemos, já assistimos na TV e já jogamos algum jogo com eles. O terceiro episódio (ou melhor) a terceira vez que a história é contada pela Spike temos um atrativo adicional: 159 personagens, isso mesmo 159 personagens, e o mais interessante é que nem todo o elenco do anime está presente, o elenco todo gira em torno de 200 personagens, graças à criatividade de Akira Toriama.

Bom, não estamos aqui para elogiar A. Toriama e sim criticar o jogo então vamos lá.


KAKAROTOOOO!


O jogo passa por todas as temporadas do anime, tanto Dragon Ball, quanto Dragon Ball Z e GT, além dos Ovas e a Wath IF Saga que conta coisas que poderiam ter acontecido e sua influência na série.

O chato é que a saga é resumida de mais, quem viu o anime ou acompanhou o manga sabe disso, a saga Boo (uma das mais longas) é resumida em pouco menos de uma dúzia de lutas e os fãs sabem que não funciona assim, o mesmo acontece com a saga Cell, e a magnífica saga Frieza, sendo que Dragon Ball e Dragon Ball GT sofreram mais ainda, tendo resumidos suas sagas a um luta por saga.

O jogo é o mais resumido possível, sendo que no segundo episódio Budokai Tenkaichi 2, você tinha que ir atrás das lutas num mapa, mas agora existe um apresentador (que é um personagem diferente a cada saga) e você entra no título da luta, e antes do ???mata mata??? o narrador conta a história.

Uma coisa interessante é que na luta existe a opção de seguir a história ou simplesmente rachar a cuca do seu adversário.

Como por exemplo, para derrotar Frieza, Goku se torna Super Saiajin e Frieza usa seu poder Máximo, e os dois se matam até o planeta explodir, no jogo quando esse momento chegar aperte R3 e começa uma nova luta como ocorreu no anime e mangá, mas caso não aperte, apenas termine a luta do jeito que estava.


Jogabilidade


Se já jogou algo relacionado ao anime em forma de fighting game, você percebeu que o sistema de batalha é bem primal, poucos golpes sem counters, etc. Já em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 é diferente, existem counters, esquivas, defesas, golpes especiais...


Golpes Especiais

Os golpes especiais são aqueles que você cansou de ver no anime/mangá, como Big Bang Atack do Vegeta, entre outros.


Counters

Os counters são idênticos ao do anime/mangá, um personagem dá um golpe, o outro usa sua velocidade aparece atrás dele e mete à pancada, ou ainda o outro usa uma explosão de Ki.


Sparking Moves

Aqueles golpes que os personagens usavam como último recurso como a Spirit Bomb do Goku (Genkidama).


Movimentos do Anime/Mangá

São aqueles que já esta cansado de ver como o cenário é enorme, e quando digo enorme é grande mesmo, é possível até se esconder. Então esses movimentos são voar, bater no oponente, aparecer atrás dele, bater de novo, aparecer na frente e dar outro golpe, ou ainda as incríveis disputas de Special Moves e golpes onde deve girar a alavanca direcional para vencer.


Transformações

Dos 159 personagens a metade são transformações de personagens base como Goku e Vegeta e a outra metade são versões do personagem com a passagem do tempo, mas não fique triste, ainda sobra muita gente...

As transformações incluem as de Super Saiajin 1; 2; 3 e 4 , além das de Macaco Gigante. Alguns Power Ups como os de Frieza; Bojack; Janemba; Zarbon; Android 13; Boo e Cell e as fusões de Goku com Vegeta (Veditto ou Gogeta) Kid Trunks e Gotem (Gotrunks) e por aí vai...

Alguns personagens têm suas versões Kid, Early, Mid, End e GT como, por exemplo, Goku.

Sua versão Kid, compreende do início até um pouco antes do final de Dragon Ball e se transforma no Macaco Gigante; a versão Early compreende do Fim de Dragon Ball até o fim da Saga Saiajin em DBZ; a versão Mid é usada na saga dos andróides e a End é usada na saga Boo e sua versão GT em Dragon Ball GT.

A vantagem é que sempre que muda de forma, sua energia é recarregada e ganha novos Special Moves e no caso do saiajin pode retornar a sua forma normal.


Ki

Para lançar os Special Moves, voar e fazer qualquer coisa que não seja bater precisará carregar o Ki, que vai até o nível 6 e quando ele está no nível especial se pode usar o Sparking Moves.


Cenários


Os cenários pertencem tanto a DB, DBZ e DBGT, e são parcialmente destrutíveis além de muito grandes fazendo que a experiência seja quase idêntica a do anime, o único erro é que o chão não é destrutível, mas o planeta sim, alguns sparking moves, são capazes de destruir o planeta (como o Planet Brush do Kid Boo) levando os jogadores a lutar num lugar desolado.


Gráficos


Os gráficos são quase perfeitos, exceto pelo fato de que as pontas dos dedos dos personagens parecem que foram recortadas com uma tesoura de jardinagem.
Os gráficos dos cenários são bem feitos e os mesmos cheio de cores só que não muito vivos exceto pelo do Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai Tournament) onde temos uma platéia bem caprichada.

Além disso, alguns personagens têm segundo uniforme e todo o personagem depois de perder um duelo de Special Move ou tomar um Sparking Move tem seu uniforme destruído.


Skills


Como num jogo de RPG, você pode dar habilidades a seu personagem. Cada brinco potara muda as habilidades dos personagens, alguns podem ser equipados só em mocinhos e os outros só em vilões.


Os Torneios de Artes Marciais e o Vs Mode


Todos os torneios de Artes Marciais podem ser jogados desde o World Martial Arts Tournament, passando pelo Big World Martial Arts Tournament, Jogos do Cell, Jogos do Outro Mundo e Yancha Game onde o computador escolhe seu personagem.

No Vs Mode você pode escolher lutar contra o Computador ou contra um amigo, em batalhas de 1 contra 1 ou times de até 5.

Temos também o desafio dos andróides, que são 100 lutas seguidas...


As esferas do Dragão


Pegas durante o Story Mode, elas evocam o dragão Shen Long ou o Dragão Eterno ou ainda Pouranga, realizando um desejo, que variam de novos campos de batalha a personagens.


Som


Todo o menu tem suas músicas e um personagem comentando algo, que geralmente não ajuda em nada... e as músicas durante a luta quase não são notadas, por estarem num volume baixo ou por não poder prestar atenção, pois ao contrário dos jogos antigos da franquia esse é bem dinâmico.


Conclusão


Um jogo de luta de 1ª linha que consegue representar muito bem a obra máxima de Akira Toriama mesmo depois de terminado (o que eu garanto que não vai demorar). Com uma lista enorme de personagens o jogo não te deixa entediado com a mesma 6 dúzia de carinhas e a cada luta terminada existe um sensação de dever cumprido.

-------------------------------

Prós:

+ 159 personagens;
+ Sistema de Luta ao mesmo tempo em que é elaborado é simples;
+ Gráficos bem feitos exceto por uns detalhes;
+ Sensação de dever cumprido;


Contras:

- História resumida;
- Ponta dos dedos cortada por jardineiros;
- O chão dos cenários não é destruído;


2 comentários

||
GameVicio
8.9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de P.Raphael
©2016 GameVicio