GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Fallout 3 para PC de GameVicio

por Boris Gucovski, data  editar remover


Um jogo excepcional

Imagine o mundo em que você vive hoje: casas, trânsito, pedestres. Agora pense nesse mesmo mundo devastado. Casas destruídas, trânsito inexistente e mutações genéticas. Bem vindo ao mundo pós-apocalíptico de Fallout 3. Ambientado no ano de 2277, os EUA foram completamente devastados devido à sucessivas guerras nucleares, liberando radiação por todo o país. Foram construídos abrigos subterrâneos à prova de radiação, as chamadas Vaults, onde algumas pessoas residem (inclusive você), isoladas de todo o resto do mundo.

Vencedor do prêmio de melhor jogo de PC da E3 2008, Fallout 3 supera todas as expectativas com folga.


Jogabilidade arrebatadora

A Bethesda Studios fez um excelente trabalho no lendário The Elder's Scrolls IV Oblivion, e não poderia ser diferente em Fallout 3. Em TES IV Oblivion, o personagem ficava no centro da câmera (no caso da visão em 3ª pessoa). Em Fallout 3, a Bethesda optou por algo diferente. O personagem fica do lado esquerdo da câmera, como visto recentemente em Dead Space, com o diferencial de que você pode ajustar o zoom ou até mesmo jogar em 1ª pessoa. Uma adição muito bem-vinda em Fallout 3 é o chamado V.A.T.S. que paraliza o tempo, permitindo que você mire em qualquer parte do inimigo (cabeça, braços, pernas, tronco ou até mesmo na arma que ele porta, podendo derrubá-la de suas mãos) com precisão cirúrgica.

Como já visto em Oblivion, a interação com o cenário é impressionante. Achou um óculos no chão? ??timo, porque não coloca no rosto? Bebeu uma garrafa de Nuka-Cola? Antes de jogar fora, não se esqueça de guardar a tampinha, pois aqui, tampas de garrafa significam dinheiro. Latas de lixo, gavetas ou os corpos de inimigos quase sempre comportam itens valiosos (ou nem tanto). Esses são só alguns exemplos da interatividade que seu personagem mantém com o ambiente. Os controles são bem precisos e respondem rápido visto que os combates são constantes e isso se faz extremamente necessário.

Como qualquer autêntico título de RPG, os diálogos são parte fundamental do jogo. O final do game será alterado dependendo das suas respostas e atitudes durante o jogo. Por esse motivo existe o medidor de carma, que é alterado conforme suas atitudes. Seja simpático, não roube, fale a verdade e seu carma aumentará. Se fizer o contrário, ou seja, roubar, ser rude com as pessoas, mentir, seu carma despencará, dificultando seu progresso no jogo.

Também ganhará experiência durante o jogo. Cada vez que se ganha experiência suficiente, o personagem passa de nível (num total de 20), podendo melhorar algumas categorias como medicina, arrombamento, reparo... Depois deve-se escolher um perk, um tipo de habilidade especial.


Gráficos não ficam devendo

Os gráficos não são espetaculares, visto que já existem bem melhores. Mas ainda assim, não ficam devendo nada aos jogos da atual geração. Seus efeitos de luz algumas vezes chegam a impressionar. O efeito de HDR no jogo é incrível. Tudo é muito bem detalhado, inclusive o sangue que fica na armas brancas depois dos combates. As modelagens são muito boas, mas parece que todos os personagens têm "a mesma cara".

O jogo roda bem em computadores mais fracos nas configurações baixas, mas pra rodar com tudo no máximo, inclusive com filtros, ele exige um PC bem potente.


Sons bem diversificados

A diversidade de sons no game impressiona. Cada objeto que cai no chão, por exemplo, tem seu som próprio. As vozes das criaturas são bem variadas, com os sons característicos de cada "espécie".

Os sons das armas cumprem seu papel; cada arma tem seu próprio som. Quando se utiliza o V.A.T.S. onde o áudio fica distorcido, é um show à parte: as armas e vozes têm o som distorcido, como se estivesse em slow motion, causando um efeito bem interessante. As dublagens, como não poderia ser diferente, são muito boas. Parece que cada personagem tem sua voz, não existe repetição.


Concluindo...

Fallout 3 é sem dúvida o melhor RPG do ano. Se gostou de Oblivion, compre. Se não gostou, compre também, pois Fallout 3 é muito superior. ?? um dinheiro muito bem empregado.

Prós
  1. História incrível, que prende do início ao fim;
  2. Interatividade com o cenário sem precedentes, tudo pode ser guardado;
  3. Gráficos são bons, embora pudessem ser melhores;


Contras:
  1. A movimentação dos personagens (inclusive do seu personagem) é estranha, não convence muito;
  2. Bugs, como em qualquer jogo existem, mas são muito raros;
  3. As modelagens poderiam ser mais diversificadas, pois todos os personagens são muito parecidos;


Notas
ItemNota
Gráficos8
História10
Sons9
Jogabilidade9



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Boris Gucovski

Reviews da crítica

4.4 / 5
Fliperama
7.6 / 10
GamesBrasil
9 / 10
Outer Space
9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio