GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Grand Theft Auto IV para PC de GameVicio

por Albert-hero, data  editar remover


A série GTA (Grand Theft Auto), talvez a maior e melhor série de games que existe, o jogo mais esperado de todos os tempos, o mais vendido, o que dizer dessa ???obra de arte???...

Logo de cara já da para perceber a mudança, digamos quase total, em relação aos seus antecessores, com gráficos que impressionam até mesmo os mais exigentes, sons de tirar o fôlego, jogabilidade e enredo que prendem o jogador do início ao fim nas longas 30 Horas de jogo. Um jogo sem igual!

Outro ponto forte está na diversidade de interação com outros personagens e o cenário, a física que esta simplesmente perfeita, além do seu editor de vídeos exclusivo para PCs. GTA 4 impressiona, mas como qualquer ???obra de arte???, tem problemas, que talvez tenham sido encontrados em maior quantidade na versão para PC ...


Áudio

Desde o simples som da água batendo contra os barcos até o sotaque croata de Niko...

Uma das coisas que mais impressiona no jogo, sem dúvida, são seus sons incluindo sua trilha sonora, já que agora contamos com 18 rádios, e uma personalizável, que veio somente para PC onde pode colocar suas próprias músicas, sons de explosões, tiros, etc. Dão um show, o que torna tudo mais realístico e agradável.

As vozes também não deixam a desejar, sotaques, desde o croata de Niko e o jamaicano cheio de gírias como Little Jacob fazem tudo parecer mais real.


Gráficos

Gráficos maravilhosos, porém para poucos...
Talvez algo que mais chame atenção em todas as plataformas presentes, entretanto com uma má adaptação do consumo de hardware no PC, e constrangedor ver que placas do mercado atual medianas rodam o jogo em suas mínimas configurações, o que torna tudo mais difícil, pois não são todos que podem comprar placas de última geração.

Rodando em uma boa configuração é de se encher os olhos o enriquecimento do cenário, já que a versão para PC tem suporte para uma distância de visão (view distance) superior a dos consoles. Portanto, se tiver o hardware necessário para rodar no máximo vai se deparar, com belas paisagens e efeitos visuais maravilhosos, o que realmente deixa a desejar são as sombras que por sinal não foram bem feitas, os estragos nos carros chamam muito atenção pelo seu realismo, com amassados, arranhões e muito mais, expressões faciais bem feitas e texturas incríveis.


Jogabilidade

Enredo-Historia
Sonho Americano? Nem tanto assim...
Assim como é de marca da série, GTA 4 traz um Enredo riquíssimo, o que prende o jogador do início ao fim...

Desta vez você controla Niko Bellic, que após anos lutando na guerra por seu país na Europa decide aceitar o convite de vir para a América de seu primo Roman, que dizia ter mansões, carros, mulheres, muito dinheiro, enfim, estar vivendo o sonho americano.

Tentando se esquecer do passado e começar uma nova vida, Niko embarca para Libert City (que agora está ainda mais detalhada que em GTA 3 se parecendo muito com Nova York). Ao chegar ele logo percebe que seu primo estava mentindo, vive num apartamento sujo, e é cheio de dívidas com alguns russos, nisso Niko terá que ajudá-lo e também resolver alguns problemas pessoais na cidade que esta dividida em 5 bairros (ou 3 ilhas) que são respectivamente Broker, Dukes, Bohan, Algonquin, Alderney, todos baseados em bairros reais de Nova York. Além disso, outras semelhanças podem ser encontradas em Libert City, tais como o Empire State Building (apenas o que sobrou), o grande prédio da Apple, o prédio da ???GetaLife??? e até mesmo a Estátua da Liberdade satirizada com muito humor.

Outra coisa interessante é que agora você pode ???moldar??? a história, já que em algumas partes do game poderá fazer decisões como, por exemplo, matar ou não certa pessoa. GTA 4 assim como toda a série conta com uma historia cativante, e bem humorada.

Jogabilidade In-game
Interatividade e liberdade...
Como é de marca na série, a jogabilidade é a mais flexiva possível, podendo andar, correr pela cidade, nadar, roubar veículos tais como motos, carros, barcos e helicópteros, matar, roubar, fugir da polícia, que está ainda melhor, sendo que agora aparece uma bola vermelha e azul no mapa.

Para escapar da polícia você deve sair dela, e permanecer fora durante alguns segundos sem ser visto, lembrando que a cada nível de procura (as famosas estrelas *) a bola aumenta de tamanho, atividades diversas tais como, falar em seu celular, sair com amigos, assistir TV que inclusive conta com horários para programas, que satirizam o máximo possível os da realidade, até mesmo navegar na Internet é uma das opções de Niko...

Um fato interessante no game são os relacionamentos, pois agora Niko tem um celular e no decorrer da história faz muitos amigos e até namoradas, podendo ligar para eles(as) a qualquer momento os chamando para jogar um boliche, dardos, talvez beber e consequentemente ficar bêbado, almoçar num restaurante, ou ir em um Strip Club, ou mesmo fazer uns serviços extras. Com o celular também pode receber chamadas, mensagens de texto, ligar para qualquer número, inclusive baixar toques e temas da Internet...


Que é outra novidade no game, onde se poder acessar até 100 sites, dentre eles estão, sites de relacionamento onde talvez você possa começar um namoro, sites de notícias onde poderá conferir os últimos acontecimentos em Libert City (inclusive alguns que Niko cometeu), baixar toques e temas para celular, que ficam disponíveis apenas depois de ganhar seu segundo modelo, que além de ter toques mp3 e suporte para temas, tirar fotos, a internet se encontra em computadores nos Cibercafés espalhados pelo mapa e em outras localidades.

A AI, esta perfeita, agora não verá mais pedestres pulando na frente do seu carro ???tentando fugir dele???, também é incrível perceber como eles reagem a determinado tipo de acontecimento, inclusive ligando para a polícia a partir de seus celulares quando acharem necessário, além de carregar celulares eles seguram garrafas, comidas fast-food, jornais e muito mais, lembrando que Niko também pode pegar quase todo tipo de objeto no chão, inclusive pedras para arremessar onde ou em quem quiser. Também é possível se cobrir atrás de pilastras, paredes e objetos, tornando tudo mais fácil, já que agora os inimigos são mais espertos...

O jogo está mais real, graças a Engine Euphoria, que praticamente simula a física real, é incrível ver os pedestres sendo atropelados e rolarem como se aquilo estivesse acontecendo, o mesmo acontece quando Niko ou qualquer personagem cai de uma determinada altura, ???rolando??? no ar até atingir o chão. Experimente também pular de um carro em alta velocidade...

Roubar um carro na série é algo quase inevitável, porém agora, ao invés de ir a algum carro estacionado e apenas abrir a porta, o personagem olha para os lados dá uma despistada, quebra o vidro com o cotovelo, entra e faz a ligação direta, tirar ou tomar se preferirem. Os cidadãos de seus veículos ainda é uma opção disponível também.

As chuvas agora não são mais só riscos, pois quando chove, além dos respingos, as ruas se parecem molhadas e até a dirigibilidade é alterada. A IA também está presente quando chove, pois os pedestres ao chover abrem seus guarda-chuvas ou correm para um lugar seco.

Toda a população está muito bem colocada, bairros pobres com mendigos (inclusive alguns brasileiros que xingam em claro português ao serem esbarrados), e carros ruins e baratos; bairros bonitos, com pessoas ricas e carros luxuosos, tudo isso faz com que GTA IV seja o melhor da sequência.

A variedade de armas e veículos impressiona, apesar de não haver mais aviões. Missões paralelas são encontradas aos montes, serviços para amigos, acessar o computador da polícia numa viatura e perseguir bandidos, cometer assassinatos pedidos por telefones e muito mais.

Outra opção exclusiva para PC é o editor de vídeo, onde o jogador pode gravá-los de sua jogabilidade e depois editá-los colocando transições e musicas para postar no site da Rockstar Social Club.


Multiplayer


Outra Inovação para a série, antes contava com no máximo 16 jogadores nos consoles, para PC suporta até 32. Existem 12 modos:

* Team Deathmatch
* Team Mafiya Work
* Team Car Jack City
* Cops n' Croocks
* Turf War
* Free Mode
* Deal Breaker
* Hangman´s N.O.O.S.E.
* Bomb da Base II
* Race
* GTA Race
* Party

Um multiplayer viciante, principalmente nos modos Cops n' Croocks e os modos Race e Gta Race, onde pode-se ativar ou não pedestres e tráfego. ?? como se fosse no jogo normal entretanto em multiplayer, além de deixar tudo menos vazio já que só podem jogar simultaneamente 32 pessoas. O jogo também oferece suporte para Lan.


Conclusão

Um jogo digno a marcar a história dos games
Apesar dos problemas de compatibilidade dos hardwares necessitando assim, de um super pc para rodá-lo, e alguns problemas com sombra e serrilhamento, GTA 4
impressiona muito pelo alto nível de interatividade, pelo enredo digno de um filme, sons e efeitos de áudio maravilhosos, uma IA e jogabilidade perfeitas, além do multiplayer muito bem feito e diversificado.

Uma cidade grande e bem detalhada, com a população viva e bem inteligente, variedades de veículos e armas, a oportunidade de ???moldar??? a história do game, tudo isso e muito mais contribui para Grand Theft Auto IV ter marcado a indústria dos jogos.


Nenhum comentário

||
GameVicio
9.7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Albert-hero

Reviews da crítica

©2016 GameVicio