GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Mega Man 8: Anniversary Collector's Edition para PS1 de GameVicio

por P.Raphael, data  editar remover


???Mais um episódio de sucesso de uma franquia de 1ª linha.???


Mega Man é um franquia que cresceu com muitos gamers, desde seu 1º jogo já tem 6 versões diferentes, destas 4 tem ligação direta e 2 não.

(Série Original)

Mega Man: 20XX
Mega Man X: 21XX
Mega Man Zero: 26XX
Mega Man ZX: 28XX
Mega Man Legends: 56XX

(Série Network)

Megaman Space e Mega Man Network Warrior - Série mais nova, onde personagens da série clássica ficam enclausurados num computador como se fossem digimons.

Bom, continuando com a minha analise, Mega Man 8 é o penúltimo episódio da série clássica (Mega Man 9 foi lançado esse ano nas redes on-line do Wii, PS3 e X360).

O jogo conta a história de 2 robôs extraterrestres que lutavam no espaço quando algo acontece e os dois caem na terra, enquanto isso Mega Man está lutando contra Bass, ao perceber a queda Dr. Light chama Mega Man para ver o que aconteceu só que o Dr.Willi chegou primeiro retirando algo dos robôs e de repente espalha 4 robôs para causar caos a terra. Cabe a Mega Man dete-los. Depois de derrotados Mega Man volta ao laboratório do Dr. Light, só que um dos robôs misteriosos capturado por Litght, escapou. Após uma luta com Mega Man e com a intervenção de Proto Man, o robô retira o mal de dentro dele e se apresenta como Duo, mas por causa de mais 4 robôs mandados pelo Dr. Willy, Mega Man deve derrotá-los e dar um chute no vilão.


Gráficos


O gráfico de Mega Man 8 usa o que parece ser o Maximo em 2D de um console de 32 bits, ficou bom, bem colorido com pouco movimento sem perca de qualidade e velocidade (ao contrário da série X). Entretanto, o gráfico da versão Saturn ficou infinitamente melhor que a do PS1, com mais movimento no fundo de tela e efeitos melhores; mas mesmo assim, o gráfico da versão analisada ficou muito bem caprichado. Ao contrario de outros jogos da época os inimigos desse jogo não são genéricos, sendo cerca de 50 tipos de inimigos diferentes, uma boa marca para um 32 bits.

O que simplesmente deixa o jogo extremamente bonito é como as cenas importantes do jogo, que são contadas por animes de qualidade excepcional, é simplesmente ótimo ver os acontecimentos do jogo dessa maneira e não por GCs mal feitas ou legendas com ou sem narrador, como era comum na época.


Áudio


O sistema de som do jogo ficou básico exceto pelos chefes terem falas, coisa que não se via em Mega Man desde a sexta edição.

Tudo tem som, pulos, armas, qualquer movimento do robô azul tem som, como não deveria deixar de ser.

Os sons de fundo das fases são até legais.


Jogabilidade


Em Mega Man, você não vai só pular e andar atirando em tudo, os puzzles estão presentes, com na fase de Astro Man onde você é teleportado para um cubo mágico tamanho família. Nele, deve abrir as passagens certas para chegar ao teletransportador de saída.

A chuva é um fator importantíssimo em Mega Man, ela te empurra para trás ou para frente dependendo de sua direção, outra coisa também sempre presente em Mega Man 8 são os perigosos espinhos, eles são fatais uma espetada e o robô azul vira argolinhas.

Os inimigos têm uma inteligência quase nula, atiram e defendem, só que Mega Man, não tem combate corpo a corpo e caso encoste-se aos cruéis robôs do Dr. Willy você é eletrocutado, não chega a morrer, mas perde uma boa parte de sua energia.

Falando em robôs, vamos falar agora de Tengu Man; Astro Man; Frost Man e Cia limitada...

As fases são a cara de seus chefes, como a de Aqua Man é praticamente embaixo d???água a de Frost Man é em uma cidade congelada e assim por diante... Existe uma coisa que todos devem saber sobre os chefes, cada um tem um ponto fraco diferente (morre com uma arma diferente) caso seu m-buster não esteja dando jeito escolha outra fase, pois o chefe é imune a sua arma.

Outra coisa sempre presente nas fases são os parafusos, são 40 ao todo, suficientes para comprar todos os upgrades no laboratório do Dr. Light. Esses upgrades, por exemplo, aumentam o tamanho da barra de energia do robô...


Cada chefe tem seu ponto fraco, só que...


Abaixo a tabela de fraquezas:

Tengu Man: Arma é o Tornado Hold e seu ponto fraco é o Ice Wave
Clown Man: Arma é o Thunder Claw e seu ponto fraco é o Tornado Hold
Grenade Man: Arma é o Flash Bomb e seu ponto fraco é o Thunder Claw
Frost Man: Arma é o Ice Wave e seu ponto fraco é o Flash Bomb
Sword Man: Arma é o Flame Sword e seu ponto fraco é o Water Baloon
Search Man: Arma é o Homing Sniper e seu ponto fraco é o Flame Sword
Astro Man: Arma é o Astro Crush e seu ponto fraco é o Homing Sniper
Aqua Man: Arma é o Water Baloon e o seu ponto fraco é o Astro Crush

Percebe-se que cada chefe tem uma fraqueza, mas nenhuma das fraquezas é o m-buster ou a mega ball, então terá que arrumar um chefe que seja devagar o suficiente para acertá-lo com o m-buster.

Existe uma última coisa que se deve dizer sobre as armas, elas não servem só para destruir os respectivos chefes, mas para encontrar atalhos e desviar de caminhos perigosos (Tornado Hold é a mais usada em outras ocasiões junto com a Thunder Claw).


Curiosidades


- Se já jogou Mega Man X, percebeu que existem 2 rôbos como personagens prinicipais, um muito parecido com Mega Man e outro com Proto Man. Muitos acreditam que sejam eles reconstruídos, só que se enganam são X e Zero, construídos por Light e Willy, respectivamente. Não se sabe o que acontece com Mega Man e Proto Man, pois a série ainda não foi concluída.


Concluindo


Um clássico sem sombra de dúvida, do jeito que todos (o pelo menos a maioria) gosta. Caso não goste de jogos em 2D, procure outra franquia, Mega Man não é para você.

-----------

Prós

+ ??timos gráficos;
+ História misteriosa;
+ Armas que servem para mais de uma ocasião;

Contras

- Trilha sonora básica;
- Chefes apelões;


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de P.Raphael
©2016 GameVicio