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Review de Shadow of the Colossus para PS2 de GameVicio

por Natan Carlos, data  editar remover


Introdução


Shadow of the Colossus é um jogo feito pela Team ICO em 2005, lançado exclusivamente para PS2. Este é um dos jogos mais populares do console. Ao lado de God of War, talvez este seja o melhor game da plataforma. Isso pela série de adeptos e fãs, que realmente aprovaram o jogo.

Trata-se de um game misterioso, onde envolve uma história que é preciso ter bastante atenção para compreendê-la. Jogabilidade interessante, gráficos muito bem feitos, sons e trilha sonora belíssimos, história misteriosa e bastante surreal. Shadow of the Colossus chega para colocar você em uma experiência nova, fugindo dos games tradicionais.


Enredo/História


A história de Shadow of the Colossus parece ser muito confusa para muitos, e bastante interessante para outros. O fato é que Wander (nome do Personagem Principal) traz uma garota chamada Mono, aparentemente morta a uma terra proibida. Wander vem acompanhado do seu cavalo Agro, e eles param no Shrine of Worship (Templo de Adoração), que fica no meio do lugar a frente de uma ponte. Ele põe o corpo sobre o altar no Templo, então surge uma voz misteriosa de uma entidade não-humana chamada Dormin. Wander então pede a Dormin para fazer Mono voltar à vida, mas assim ele terá que desafiar e destruir os misteriosos habitantes do local: 16 Colossos gigantescos. Entretanto, segundo Dormin, um preço será pago após isso.

Para enfrentar tais monstros, ele tem que usar a Espada Ancestral, que é a única que pode ser usada nessa ???missão???.

A história é interessante, mas, claro, é preciso jogá-lo para entendê-la profundamente.


Agro: um grande parceiro...


Neste game você poderá usar um cavalo para facilitar algumas coisas. Eis então agro, o cavalo negro de Wander. Agro é muito útil: facilita a locomoção na gigantesca península proibida e até nas batalhas contra os 16 humanóides. O jogador pode ver claramente a grande parceria e amizade entre Wander e Agro. Com um simples assovio de bem longe, você pode encontrá-lo caso o tenha perdido de vista. Essa foi uma ótima idéia dos produtores do game, que é quase que uma novidade, pois não são muitos games desse gênero que se usa cavalo.


Armas


As armas do jogo são basicamente essas: uma espada e um arco e flecha. Para vencer alguns colossos é exigido usar a espada, em outros o arco e flecha, e na maioria das vezes: ambas as armas. O arsenal deste game é mesmo pequeno, porém caso o jogador queira terminá-lo novamente, abrirá um modo que contém novos itens a serem usados.


Os mistérios de Shadow of The Colossus...


Este é um dos pontos que sempre fazem os jogadores jogarem-no por mais de uma vez. Há boatos na internet que talvez possam existir locais misteriosos ou até mesmo Colossos escondidos. E realmente têm algumas dessas coisas. Alguns, claro, são apenas boatos, não existem, porém outros existem e irá exigir bastante inteligência dos jogadores para descobri-los.


Jogabilidade


A jogabilidade do game é relativamente simples. Jogadores casuais talvez vão encontrar dificuldades no começo do jogo. Isto por que pode exigir bastante atenção do jogador em momentos como ficar dependurado e o momento certo de atacar os colossos. Caso errem nisso, cada erro poderá ser fatal.

A jogabilidade em relação ao cenário é muito bem feita. O jogador pode contar com itens que aumentam a barra de vida, em alguns colossos lugares altos podem ser essenciais, e como já foi dito, Agro também ajuda muito. Muito interessante a "barra de força" que determina a força que Wander tem em determinado momento. Ela vai diminuindo enquanto o jogador fica dependurado ou usa a espada. Para voltar ao normal, basta encontrar um lugar para que fique em pé e que não haja excesso de movimentos.

Para descobrir a localidade de cada colosso, usa-se a espada com o auxílio da luz solar. Wander ergue a arma diante dos raios solares, e os mesmos irão indicar o caminho certo para o próximo adversário.


O modo de matar cada Humanóide


Para acabar com os colossos, o jogador terá que descobrir o ponto fraco de cada um. Isto quer dizer que não vale a pena esperar que uma forma de enfrentar um colosso seja parecida com a de outro. Cada um tem a forma própria de ser derrotado, sendo assim, um dos pontos fortes do game. Alguns colossos podem ser derrotados normalmente em terra firme, apenas ao subir nas suas costas e atacá-los nos pontos fracos. Outros terão de ser derrotados no ar, então o jogador deve ter bastante atenção para se manter em equilíbrio. Também há aqueles que têm que ser derrubados, ou subirem em locais altos para revelar seu ponto fraco. A variedade nesse caso será grande.


Cenários e Gráficos


Os cenários e gráficos são muito bons. As águas e gramas, por exemplo, foram impressionantemente bem elaborados. Os colossos bem desenhados, com formas surreais e algumas vezes até medonhas. As "áreas de combate" não atrapalham em nada o jogador. Sempre são áreas bem grandes e com bastante espaço. Assim, nem a câmera (que é vilã nesse quesito em determinados jogos) não atrapalha na jogatina. Este com certeza é um dos gráficos mais bem desenhados do Playstation 2. Porém, o rosto do Wander tem certos traços femininos, que não combina muito com a personalidade dele. Nisso, os designers ficaram devendo.


Sons e Trilha Sonora


Os sons também são ótimos. Efeitos de movimentos e ataques dos colossos, o barulho dos animais, o galope do cavalo e as falas foram muito bem feitos.

A trilha sonora durante as batalhas vai de acordo com o temperamento de cada colosso. Se o colosso for muito violento, uma música mais "assustadora" e com certo suspense tocará. Caso o colosso for mais "calmo" uma música bem tranqüila irá ecoar. Talvez sons e trilha sonora seja o melhor ponto do game.


O sentimento triste das Sombras...


O nome Shadow - que tem como significado traduzindo para o Português: Sombra ??? por si próprio já tem um sentimento triste, fechado, escuro. Em alguns momentos no jogo, pode sim sentir certa tristeza ou dó. Isto porque Shadow of The Colossus é um game muito triste, pois se vê sozinho naquele lugar imenso, o personagem principal só fala uma coisa no game INTEIRO (que é Agro), além da tristeza refletida no rosto de Wander ao ver a moça lá imóvel estendida no altar. Com essa missão de apenas matar para conseguir, e ainda por ter um final bem frustrante, alguns (como eu mesmo) podem se sentir "mal" psicologicamente ao jogar este game.


Zerei, mas já acabou? Não!


Shadow of The Colossus, assim como muitos games têm alguns novos modos que se abrem após terminá-lo a primeira vez. Isso é muito bom, porque sempre terá algo a fazer neste game. Não irei revelar o que se abre depois, mas com certeza o jogador vai gostar caso consiga completar as outras coisas que posteriormente virão.


Contras


Os contras são poucos. A câmera não é tão boa, às vezes ela atrapalha um pouco em cenários com bastantes árvores e outros detalhes. E às vezes quando se anda ela vira para uma posição nada agradável.

Os controles em alguns casos também são falhos (como subir no cavalo). O Agro é muito útil, porém ele parece meio "medroso" e não pula de determinadas alturas, assim atrapalha e muito chegar aos colossos. Outro ponto complicado é de ficar em equilíbrio em cima de determinados monstros. Alguns se mechem muito, deve ter bastante paciência.


Conclusão Final


Um game de aventura tão completo quanto esse não deve surgir no PS2. Shadow of the Colossus é um game muito popular, que fez muito sucesso. A mistura de tudo isso que disse aqui, faz dele realmente impressionante. Para quem ainda não jogou, vale à pena jogar, o game pode ser curto para alguns e grande para outros. Mas cada minuto pode ser bem aproveitado em Shadow of The Colossus.

Notas


Enredo: 8.5
Jogabilidade: 8.7
Gráficos: 9.5
Áudio: 9.8

Nota Final: 9.0


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