GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Final Fantasy VIII para PS1 de GameVicio

por paulojr_mam, data  editar remover


Este é mais um dos grandes games da série renomada Final Fantasy. E mais um (o segundo) da série no Playstation 1*.
* Também para PC.
Não é um mero game, também não é só um RPG, menos ainda apenas mais um FF. Apesar de que todo FF é um acontecimento, uma nova obra prima. Não é nem sequer só um game, é uma obra prima de ficção.

Depois do sucesso de Final Fantasy 7, aclamado pelo público e pela crítica, a Square tinha um grande peso nas mãos. O primeiro grande RPG em 3D não podia ter uma seqüência que não fosse a sua altura, mas a empresa não queria fazer um mero clone. Então, continuando a idéia de misturar medievalismo com alta tecnologia (iniciado suavemente em FF6 e com ápice no 7), a Square decidiu que o novo grande tema de FF8 seria o amor.
Claro que, num RPG, batalha é algo muito importante e o amor acaba tendo sua premissa adiada e sufocada pelo jogo.


História


O game conta a história de Squall Leonhart, ele é aluno da Garden de Balamb. As gardens são como escolas misturadas com academias militares, ao todo três, espalhadas pelo mundo. Quando ele se forma para a maior graduação da escola, se torna um SeeD, é enviado em uma missão.
Ajudar os Forest Owls, um exército que luta pela libertação da cidade de Timber das garras da terrível nação tirana Galbadia e seu líder o tirano Vinzer Deling. Os Owls são comandados pela bela Rinoa, par romântico de Squall. Mas é claro que essa é a ponta da história.
O game tem uma história complicada e envolvente muito bem contada com cenas belíssimas. Alguns podem reclamar do início do game, pois ele não começa já no meio da ação, inícia com você fazendo testes pra se tornar um SeeD. Final fantasy maniacos podem também desgostar da maneira como o game é diferente do resto da franquia. RPGistas podem achar o game fácil demais (como não sou um, achei difícil demais!!!). E, apesar de se propor a falar de amor, o maior conceito no qual se baseia a história do game é o tempo.
E prepare-se pra ter que prestar bastante atenção nessa história "novelo-de-lã", com revelações e supresas até o último segundo.


Gráficos


Vamos ao aspecto pelo qual todos os gamers tem uma quedinha. Os gráficos são ótimos, muito lindos. Finalmente a série deixou o formato SD e tem gráficos que estão entre os melhores da era playstation! E CGs belíssimas, vale a pena jogar o game só pra ver as FMVs! Além dos cenários, que são realmente estupendos.
O menu do jogo ou interface gráfica poderia ser mais bonito, é verdade, aquele menu cinza não é muito bonito, mas é detalhe. Também é irritante ver um modo World Map tão feio, mas também é detalhe. De resto, os gráficos são campeões e não há do que reclamar.


Sons


Os sons do game são dos melhores. Ele tem duas belíssimas músicas cantadas exclusivas e todas as outras canções são também memoráveis. O que se sente falta é do que faz falta em todos os outros RPGs, dublagem, mas ela não faz muita falta em meio a todo o resto do game. E, também, num RPG, dublagem se torna inviável pelo número de falas, que tornaria dublagem algo caro demais.


Jogabilidade


Aqui está talvez o aspecto mais importante em qualquer game. E é um dos aspectos que, nesse FF, irrita tradicionalistas. A jogabilidade inclui um novo comando, o draw (que rouba magias dos oponentes), quase não é notada diferença entre os personagens, evolução de armas foi reduzida a cada personagem só poder fazer upgrades nas armas e não há acessórios ou sequer escudos pra se equipar. São pontos negativos na jogabilidade, mas ainda assim ela é variada e muda em alguns momentos (como em códigos).
De resto, tem a já consagrada jogabilidade padrão intuitiva e certeira da série de RPG FF. Só é irritante ter que esperar que as apresentações de todas as GFs acabem toda vez. Devido a uma certa habilidade chamada boost que as Gfs tem, não é possível cortar nenhuma animação de batalha. E as lutas são baseadas nelas. Inclusive devido a esse fato, muitos preferem usar somente os limit breaks, habilidades de batalha ativadas de vez em quando.


Diversão


Muito divertido!


Comentários Finais


Ele é feito em 4 Cds.

---------

Notas


Enredo: 10,0
Gráficos: 10,0
Sons: 10,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0

---------

Detalhes Adicionais


* ?? uma obra-prima;
* ?? muito inteligente. Exemplos da inteligência presente no game são o modo como todas as coisas que acontecem no fim do primeiro CD se encaixam, os planos dos personagens pra cumprir seus objetivos (ou táticas militares), etc. Os sistemas do jogo são muito bem usados, até o fato de as falas só andarem, quando você aperta pra que prossigam é usado, num dado momento;
* Também são muito interessantes as teorias que certos detalhes despertaram nos jogadores, obrigando a própria Square a desmentir certos boatos sobre Rinoa e Ultimecia serem a mesma pessoa.
* Os já tradicionais chocobos tem uma participação mínima no jogo e só são úteis através do aparato Chocobo Station, ligado na entrada para memory card e creio que não veio para o ocidente.
* O game FF8 tem um mini-game, o card-game Triple Triad, que é muito interessante e consegue chamar a atenção e é bastante divertido. Além disso, ele acaba sendo útil no game.
* "As CG's em tempo real impressionaram! Você está andando, começa a granular a imagem, uma cena começa a passar atrás de você e depois quando menos espera já começou a cg.".
* "Alguém sabe se os cenários são em CG? Eles tem uma qualidade impressionante."


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9.8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de paulojr_mam
©2016 GameVicio