GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Ninja Gaiden II para X360 de GameVicio

por the_reaper, data  editar remover


A franquia ???Ninja Gaiden??? foi criada em 1988, na época desenvolvida pela produtora ???Tecmo??? para os fliperamas. Mais tarde teve episódios para os lendários NES, super NES, ???Mega Drive??? e até mesmo para o ???Máster System???. O jogo trazia varias inovações para a época, como o uso de técnicas ???cinematográficas???, alem de uma ação regada a muito sangue. Em 2005, ???Ninja Gaiden Black??? foi lançado para o Xbox, muito aclamado pela critica e publico, o jogo trazia a mesma ação e violência de antes, porem agora com gráficos dignos de aplausos, e em 2008 é lançado uma versão para o XBox 360 que pode ser considerada a versão definitiva da série: Ninja Gaiden II.


Câmeras, Ação!


Uma das características do jogo é fazer com que o jogador se sinta em um filme, repleto de ação, adrenalina e muita pancadaria, sendo que algumas passagens do jogo lembram boas cenas do filme ???Kill Bill???, porém acredite, com mais carnificina e violência que no filme de ???Quentin Tarantino???. A historia do jogo é um pouco clichê: ???o ninja precisa perseguir um demônio ao redor do mundo, para recuperar um objeto roubado...???. Mas o ponto forte do jogo definitivamente não esta na historia, e sim na jogabilidade. Os comandos do jogo são bem intuitivos, agradam desde os jogadores mais insanos aos casuais. Há um botão para ataques rápidos, e outro para ataques pesados, e há uma ampla gama de opções de combos, alguns mais fáceis e outros mais elaborados. O que impressiona, é a variedade de armas e ataques que o jogador tem a sua disposição. Katanas, foices, mais katanas, estrelas ninja (as famosas ???shurikens???) bastões, arco e flecha, mais katanas... Todas a sua disposição para fazer ???sushi??? de seus inimigos. Sim, estamos falando de um jogo extremamente violento. A maioria dos combos proferidos pelo jogador termina em mutilações e sangue jorrando dos inimigos de Ryu Hayabusa (protagonista da serie). O mais interessante (e engraçado, diga-se de passagem) é ver que mesmo sem um braço ou uma perna, os inimigos continuam a atacar.

Algo que a produtora poderia ter dado mais atenção, é na câmera do jogo. Não é incomum o jogador se atrapalhar com ela. Apesar de ter total controle sobre ela com o analógico direito, a câmera também se move sozinha conforme os movimentos de Ryu. Durante as batalhas, muitas vezes ela se posiciona em locais que a visibilidade fica péssima, como atrás de paredes e muretas. Fica difícil ver onde esta o Ninja, quem dirá então os inimigos.


Mera Coincidência


Além dos ataques, o jogador também deve cumprir algumas tarefas durante o jogo, nada de complicado. Escalar um ou outro muro, andar pelas paredes, pular entre escadas quebradas, tudo ao melhor estilo ???Prince of Pérsia???. A comparação de ???Ninja Gaiden??? com a série ???Devil May Cry??? é quase inevitável, pois o esquema desses dois jogos é bem parecido, seja nos combos, na dificuldade do jogo, ou até mesmo no andamento das fases. Mesmo nos níveis mais fáceis do jogo, algumas fases chegam a serem frustrantes, principalmente nos ???chefões???. Em alguns deles, você precisa tentar mais de uma vez para ter êxito, e em vários deles não há um ponto de ???save game??? próximo, ou seja, se você desligar o seu console, terá que jogar certa parte que já jogou até chegar ao tal ???chefão???. Mas há de se dizer, que mesmo com essa dificuldade, o jogo consegue ser extremamente divertido e prazeroso de se jogar, proporcionado pela excelente jogabilidade desenvolvida pela ???Team Ninja??? (atual produtora do jogo) e apesar das semelhanças com outros jogos, Ninja Gaiden 2 tem ???personalidade própria???.


Gráficos


Durante o andamento do jogo, Ryu Hayabusa passa por cidades como Tokyo e Nova York, e a Team Ninja fez um bom trabalho ao reproduzir essas cidades, com belas texturas e efeitos de luz. ?? claro que elas não ficaram exatamente como são na realidade, porém as suas características foram muito bem trabalhadas, como a estatua da liberdade, e os telhados das casas de Tokyo característicos do Japão. Os inimigos também receberam atenção especial. Ninjas, monstros, chefões, todos eles com movimentos bem naturais. Outros detalhes também foram muito bem recriados, como por exemplo, quando há batalhas em ???rios???. O efeito do sangue sobre a água ficou impressionante.

As texturas e ambientação foram bem trabalhadas, e em resoluções um pouco mais altas, quase não se nota serrilhado. O jogo corre bem, com boa taxa de quadros por segundo, porem algumas (ênfase no algumas) vezes ela cai drasticamente. O caso de maior ???destaque??? nesse sentido, é em uma fase em que você deve derrotar dezenas de ninjas inimigos em uma escadaria, todos ao mesmo tempo. Essa parte do jogo chega a ser frustrante, porém é compreensível de certa forma que a taxa de quadros tenha caído tanto. Tantos elementos ao mesmo tempo, de fato exigem muito poder de processamento.


Áudio


O áudio em si, não é tão espetacular assim, faz apenas o básico. A cada golpe proferido, há um som correspondente, seja atingindo os inimigos ou apenas atingindo o ar, alguns até lembram os filmes de ???Bruce Lee???. O som das águas é bem natural. A trilha sonora, que ao que parece foi desenvolvida pela própria Team Ninja, cumpre o seu papel, trazendo emoção durante a jogatina, e as musicas ficam mais agitadas durante as batalhas.


Conclusão


Sem duvidas um titulo de ação imperdível. Ninja Gaiden 2 agrada a jogadores casuais ou aqueles que levam a jogatina mais a sério, pelos combos extremamente bem elaborados pela produtora Team Ninja. ?? frustrante em algumas passagens pela dificuldade, e pela falta de locais de ???save games??? antes de alguns chefes e também por uma falta de capricho na câmera do jogo, mas ainda assim cumpre o papel principal de um jogo: é extramamente divertido e prazeroso de se jogar


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de the_reaper

Reviews da crítica

©2016 GameVicio