GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Super Mario Galaxy para Wii de GameVicio

por StormTrooper, data  editar remover


"Controlar o bigodudo da Nintendo nunca foi tão divertido como em Super Mario Galaxy"

Introdução


Quando o nome ???Nintendo??? é pronunciado, logo nos vêm à cabeça a imagem de um dos mascotes mais respeitados e clássicos dos videogames: Mario.
Quem nunca jogou Mario ou nunca ouviu falar dele? O bigodudo italiano é responsável por representar uma das maiores empresas de entretenimento eletrônico desde a metade dos anos 80 e, diferentemente de alguns outros mascotes de empresas concorrentes como o Sonic da SEGA, Mario conseguiu acompanhar boa parte das gerações de videogames inovando com o modo de se jogar, sem sofrer ???tropeços???, ou seja, um jogo da Nintendo que seja um novo capítulo das aventuras de seu mascote é, práticamente, sinônimo de qualidade. E é com muita felicidade que digo que, para o Wii, a coisa não foi diferente. A Nintendo, na segunda metade do ano de 2007, lançou Super Mario Galaxy e conseguiu realizar uma coisa extremamente difícil, dada a responsabilidade que o encanador italiano carrega nas costas, que é de superar as expectativas criadas para a nova aventura do mascote. Esse é Super Mario Galaxy, uma das melhores aventuras do bigodudo, e o porquê disso, estarei explicando adiante.


Era uma vez...


A história, como sempre, é bastante ???banal???, digamos assim. Aquele continho de ???fadas???, onde tudo sobra para Mario, ainda bem!
Mario está numa comemoração, se encaminhando ao castelo onde está sua princesa tão amada, a loirinha Peach. Muito bem, vamos adiante, todos já conhecem ela.
De repente, em navios que ???flutuam??? nos céus daquela Galáxia, Bowser chega, acompanhado de Bowser Jr. e de um exército com outros navios, e, para o ajudar, magos que soltam fogo e diversos de seus clássicos ???bichinhos??? aparecem, tudo para raptar a princesa e, de quebra, o castelo inteiro ??? sim, eles raptam um ???pedaço de terra???, levando o castelo todo, com a princesa dentro, com certeza era o dia de sorte de Bowser. Nisso, Mario ainda tenta resgatar num esforço ???improvisado???, porém não consegue chegar até ela, e é a partir daí que a jornada pelas galáxias começa.
Mario acaba indo parar numa ???estação??? que está imóvel, que pode voar, porém não tem energias para ir até as galáxias, e então a princesa Rosalina, acompanhado de criaturinhas chamadas ???Lumas???, pedem a ajuda de Mario para resgatar a energia da estação, e então eles poderiam voar até o centro do universo, onde Peach está nas mãos do terrível Bowser.
O mais interessante na história ??? que tem o velho esquema de herói salvar princesa do vilão ??? é que ela permite e explica a origem das estrelas que Mario tanto perseguiu, não somente em Mario Galaxy, mas como em todos os outros títulos da franquia.


Novos cenários e gráficos


Super Mario Galaxy reinventa, mais uma vez, o modo de se jogar um bom jogo de aventura. O estilo de câmera não é lá tão diferente do Mario para o Nintendo 64, porém não se pode falar também que é igual, pois é sim diferente ??? além de ser mais funcional e bem feito. Ou seja, a câmera funciona super bem, não ocasiona problema algum para o jogador.
Os gráficos estão simplesmente magníficos. Muitos dirão que são gráficos infantis e ???bobos???, mas seria realmente muito estranho ver os gráficos de Mario num jeito meio ???Crysis???, simplesmente não combinaria, seria como tirar toda a magia do jogo, algo como ver Rei Leão com imagens do Discovery Channel ao invés de desenhado. De qualquer forma, texturas, ótimo uso de cores e, principalmente, efeitos de água e de luz estão muito caprichados e bem feitos, mostrando o quanto de potencial tem o Wii, caso ele for bem aproveitado e explorado. Além disso, há uma mescla ??? que ficou também excepcionalmente bem feita ??? de cenários ???clássicos??? do Mario, com o tema do novo jogo: galáxias. O jogo apresenta formatos de fases muito parecidas com o Mario até mesmo do SNES, e outras que nunca haviam aparecido anteriormente como, por exemplo, uma fase que é um planeta onde tudo é formado por ???doce???, isso mesmo, doce! Mas, os cenários, de uma forma geral, são muito bem planejados, com obstáculos sempre coerentes com aquilo que foi proposto naquele planeta ??? se é um planeta de gelo, não espere encontrar algum inimigo que seja de fogo, isso não faria o maior sentido.
Fora os gráficos muito bem feitos e cenários muito bem planejados, aliás, pode-se dizer que são os cenários mais bem planejados de todos os jogos da série do bigodudo, outra coisa que deve ganhar destaque é a física do jogo, que funciona com total precisão e perfeição. Não era pra menos, utilizando um tema que envolve espaço sideral, se a física fosse mal feita, com certeza seria um grande contraponto, mas para a alegria de todos, é totalmente o contrário disso, super bem feita e caprichada, melhor não poderia ficar.


O melhor uso do wiimote já feito


Dizer isso parece um tanto quanto sensacionalista, mas no caso desse jogo, é totalmente realista. Os movimentos que o jogador deve fazer, e a função de cada botão do wiimote e nunchock foram pensados com maestria pela Nintendo. Além disso, em diversos planetas temos usos diferentes do wiimote, em alguns casos e/ou momentos, devemos apontar ele para mirar em algo (como atirar Mario de um canhão e acertar em tal lugar, evitando de se perder no meio do espaço sideral), e outros mais ???inusitados??? como controlar Mario que se equilibra em cima de uma bola, enquanto rola ela e vai percorrendo a fase, cuidadosamente, para não cair nos buracos negros. ?? difícil, mas em nenhum caso é impossível, inclusive tem um nível de dificuldade bem satisfatório pois, por não ser impossível, o jogador não se sente em momento algum frustrado e, por não ser fácil, ao passar pela fase a sensação é muito boa, sendo algo como ???eu consegui, eu sou bom mesmo???. Se fosse para citar exemplos de jeitos totalmente diferentes que o wiimote é utilizado ao longo do jogo, a review teria de ser gigantesca e, além disso, tiraria a surpresa de quem for jogar ??? afinal, é uma satisfação imensa de encontrar diferentes modos para passar pelos mais diversos desafios do jogo.
O wiimote é utilizado para diversas funções mesmo, ao chacoalhar ele, o Mario ???gira??? rápido, dando uma espécie de golpe, para matar inimigos, além de ser utilizado para pular, apertando o A, e também mirar com ele na tela para atirar (ou pegar) estrelinhas coloridas que ficam espalhadas pelo mapa, chamadas de Star Bits.


Som e trilha sonora


Não há muito o que dizer sobre isso, mas é inegável que os efeitos sonoros de todo jogo são parte importante para fazer com que o jogador se sinta mais dentro da história e, em Super Mario Galaxy, essa função é cumprida, e com grande qualidade. A trilha sonora é maravilhosa em todos os momentos, com diversos tipos de música, para tranqüilizar o jogador ou o deixar mais nervoso e atento. Com os efeitos sonoros, funciona da mesma forma, além de manter diversos sons já bastante característicos da série, como musiquinhas e ???barulhinhos??? de pegar cogumelos que dão vida, ou moedas. Os ???gritinhos??? clássicos de Mario ao pular ou morrer quando cai ???para o nada???, também estão presentes.


Nem tudo são star bi...nem tudo são flores


Pois é, até um jogo genial e espetacular como Super Mario Galaxy tem seus defeitos, ou melhor, seu defeito. Há apenas um ponto negativo no jogo, que a Nintendo poderia ter se ???empenhado??? um pouco mais (mesmo que isso seja, talvez, querer demais), que é o modo de dois jogadores. Nada de Luigi, nada de ???modo multiplayer???, nada do tipo. Se o jogo for jogado por dois jogadores, um controlará Mario e o outro a ???mirinha??? que fica na tela e, esse jogador, se encarregará de controlar todos os ???star bits???, tanto para coletar, quanto utilizar em inimigos, atirando. De qualquer forma, não é um grande defeito que faça o jogo ser menos divertido, aliás, pode-se até encarar como um ???bônus???, uma vez que a Nintendo não tem obrigação de colocar modo de dois jogadores nas aventuras de Mario.


De volta à estação


Super Mario Galaxy veio pra se tornar o melhor, ou um dos melhores títulos para Wii. Pelo preço que é (lá fora, acessível e, aqui no Brasil pode ser encontrado por até 100 reais, por exemplo, um usado), a nova aventura do encanador está até barata. A Nintendo fez, com toda a certeza, um dos melhores jogos de todos os tempos, repleto de aventura frenética e diversão para todos, tanto de jogadores hardcore como casuais. Não há o porquê de não recomendar para alguém esse jogo, que apresenta todo o necessário para divertir horas e mais horas. Para os donos de Wii, um título indispensável e, para os que sempre gostaram de Mario ou de jogos de aventura, é também indispensável, mesmo que não se tenha o videogame, afinal, sempre há a possibilidade de ???jogar na casa de um amigo???.
Divertido do início ao fim, com um enredo super bem planejado, gráficos mais do que agradáveis e jogabilidade sem igual, Super Mario Galaxy, foi eleito por muitos o melhor jogo de 2007, e não é pra menos, pois encarnar Mario em mais uma aventura nunca foi tão bom.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9.9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de StormTrooper

Reviews da crítica

4.4 / 5
Fliperama
10 / 10
Outer Space
©2016 GameVicio