GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Project Gotham Racing 4 para X360 de GameVicio

por the_reaper, data  editar remover


Diversidade, inovação e um modo carreira extenso fazem de Project Gotham Racing 4 um titulo imperdível para o X360.

Na verdade, a série começou com o nome de ???Metropolis Street Racer???, inicialmente desenvolvido para o DreamCast pela Bizarre Creations, hoje com a mesma produtora, porém distribuído pela Microsoft. A proposta do jogo continua a mesma: mesclar simulação com arcade, trazendo a tona os pontos fortes de cada um deles.


Equilíbrio


Muitos jogos de corrida misturam a adrenalina da simulação, com a diversão do arcade, mas nem todos fazem isso de forma tão competente. Com a visão ???in car???, a simulação fica mais evidente, tanto nos carros, quanto nas motos, pois a sensação de velocidade é mais eficaz nesse modo, o áudio é mais realista, e o controle do jogo se torna mais difícil. As curvas têm que ser feitas com mais cuidado, e o jogador deve usar o freio de forma mais coerente. No modo de visão externa, fica mais fácil de pilotar, mas ainda assim se vê elementos de simulação, porem visando mais a diversão e descontração.
Algo que afeta a jogabilidade é a época do ano em que as corridas se passam, pois o jogo é dividido em corridas ao longo dos meses do ano, e o clima muda de acordo com cada época. Se você esta correndo na Europa, e está no fim do ano, enfrentara neve, o que deixa a pista escorregadia, ou seja, o ideal é usar um carro que tenha mais aderência a pista. Se estiver correndo em um dia ensolarado com pista seca, pode escolher um carro mais rápido. Nessa parte, vemos um pouco de estratégia no jogo, pois cabe ao jogador escolher um carro que se encaixa melhor a cada situação.

Em Project Gotham Racing 4, existe um sistema de pontuação, em que o jogador ganha ???Kudos???, (pontos de experiência) pelas corridas vencidas, e nas manobras que executa, sejam elas derrapagens, ultrapassagens e até mesmo quando se atinge alta velocidade. Algo interessante, é que se o jogador ganha kudos durante as corridas, e bate logo em seguida, ele perde os pontos, o que deixa o jogo mais divertido e aumenta o desafio, pois o jogador vai pensar bem antes de bater sua maquina possante. Esses pontos de experiência, obviamente podem ser ???trocados??? por novos veículos, pistas e novos modos de corrida.


Diversidade é bom, e todo mundo gosta.


Uma novidade de Project Gotham Racing 4, é que agora o jogador pode optar por correr com motos, o que pode ser bom, mas que exige mais atenção do jogador. Ao fazer uma curva com uma moto, é necessário ter muita atenção, pois um erro e seu piloto vai pelos ares, e fica ai uma pequena crítica. Ao bater com uma moto, o ???efeito??? do piloto caindo, é um tanto quanto ???robótico???, lembra um boneco voando, o que poderia ser melhor, poderiam ter feito algo um pouco mais natural. As motos também levam desvantagem em outros aspectos. Por exemplo, se durante uma corrida, um carro encostar no piloto de moto, com certeza o veiculo de duas rodas vai levar a pior. Mas no geral, as motos são mais rápidas, tem mais arranque, e é claro, se o jogador não conseguir se acostumar com elas, poderá escolher qualquer outro carro da mesma categoria, aliás, outro ponto forte de Project Gotham Racing 4: a diversidade de veículos e marcas. Ferraris, Mercedes, Lamborghinis estão lá para ajudar a completar o longo modo carreira e arcade do jogo, passando pela Europa, América do norte e parte da Ásia. Um ponto a se comentar é que o modo carreira de Project Gotham Racing 4, passa tranquilamente de 20 horas de jogo.


Gráficos


A primeira coisa a se comentar sobre os gráficos é que, alguns elementos foram aproveitados do jogo anterior da série, porém percebe-se que a produtora deu uma ???polida??? nesses elementos, principalmente nos cenários. Existe uma grande riqueza de detalhes quanto as cidades em que se passa o jogo, o que traz uma ótima ambientação, e por isso ter aproveitado algumas coisas de Project Gotham Racing 3, não chega a ser uma falha. Os veículos no geral também foram bem modelados, no entanto, nota-se que alguns tiveram um ???interior??? mais bem feito do que outros. Por exemplo, os consoles das ???Ferraris??? foram muito bem detalhados, mas os consoles dos carros da inglesa ???Aston Martin??? não tiveram o mesmo nível de detalhes, praticamente são apenas o retrovisor e o velocímetro, o que sem duvidas poderia ter sido melhor. Os efeitos climáticos como a neve e a neblina são impressionantes, porem quando há corridas com chuva, a taxa de quadros por segundo cai algumas vezes, chegando ao ponto de atrapalhar a jogatina em algumas ocasiões.

O sistema de danos deixa um pouco a desejar. Quando há uma colisão forte contra outro veiculo, ou até mesmo contra um muro, o carro (ou moto) sai praticamente ileso. ?? claro que isso acontece em vários jogos do gênero, mas poderia ser melhor. Quando se olha para o carro depois de uma batida, quase não se nota os danos que ele sofreu.

Um detalhe interessante, e poucas vezes visto em jogos de corrida, é que o jogador tem controle total sobre a câmera, sendo assim, o jogador pode aproveitar ao máximo os belos gráficos do jogo.


Áudio


O áudio é um dos grandes fatores que garantem a diversão em Project Gotham Racing 4. Reproduzir com fidelidade o ronco dos motores, não é novidade na série, o som abafado do motor dentro do carro continua incrível, mas em alguns aspectos, a ???Bizarre Creations??? ainda conseguiu se superar. Um exemplo simples, e que em muitas vezes se passa despercebido, é no som das batidas dos veículos. No jogo anterior, quando se batia o carro com a visão ???in car???, o som era o mesmo de quando se batia o carro com a visão externa, o que soa um pouco incoerente, mas que foi corrigido em Project Gotham Racing 4. ?? apenas um detalhe, mas que traz ainda mais realismo ao jogo.

A trilha sonora é extremamente diversificada. Há musicas para todos os gostos, desde rock pesado a musica clássica. Algo um tanto quanto inusitado, mas que caiu bem. Imagine pilotar uma Enzo Ferrari, a 250 km por hora ouvindo ???Mozart???. Uma experiência no mínimo muito interessante.


Conclusão


Project Gotham Racing 4 é um titulo imperdível para quem gosta do gênero. Traz uma mistura de arcade e simulação muito competente, que fica mais evidente com o áudio e gráficos incríveis. Peca em alguns detalhes, mas esses não se sobrepõem as qualidades do jogo.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de the_reaper

Reviews da crítica

©2016 GameVicio