GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Race Driver: GRID para PC de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


Race Driver: GRID consegue nos impressionar, não só pelos gráficos next-generation, mas também pela mecânica de jogo. Bem-vindo ao mundo dos eventos esportivos.


História


GRID (vamos chamá-lo assim a partir de agora) dispensa um enredo complexo, tendo como objetivos competir em corridas de diversos estilos, montar uma equipe e levá-la à 1º posição no Ranking das Equipes, conseguir patrocinadores, dinheiro para adquirir novos carros e assim poder correr em outros países.
Você pode personalizar sua equipe, escolhendo suas cores padrões, o nome, contratar novos pilotos e organizar os patrocinadores.


Eventos


Há vários tipos de corridas: Le Mans, GT, F1, Destruction Derby, Import Tuner, Drift, Free Drift, Pro Muscle, Pro Tuned, entre outros. Vamos falar sobre alguns modos mais a frente.

- Drift e Free Drift: Tem como objetivo fazer a maior pontuação com derrapagens.
- F1: Corrida com carros de Fórmula 1.
- Pro Muscle: Corrida com carros "antigos", porém possantes.
- Pro Tuned: Corrida com carros no estilo Velozes e Furiosos.
- Touge Profesional: Corrida com carros Pro Muscle e Pro Tuned, em pistas montanhosas e estreitas.
- Midnight Touge: A mesma coisa que em Touge Profesional, porém à noite.
A carreira do jogador (GRID World) é dividida por temporadas, e no fim de cada temporada você tem a chance de competir nas ???24 Horas de Le Mans???, que é um dos eventos de corrida mais conhecidos do planeta.


Jogabilidade


Sendo um jogo de corrida em pistas fechadas, a Codemasters optou por uma jogabilidade mais realista, ou seja, não é fácil conduzir um carro em alta velocidade. Mas é preciso dizer que com um pouco de empenho e vontade, é possível dirigir sem maiores problemas.

Se tratando de um jogo de simulação realista, temos um sistema de danos muito convincente, que dependendo da batida, o carro poderá sofrer apenas alguns arranhões, quebrar os vidros, cair as rodas ou ser completamente destruído. Neste último caso, recomendamos ter cuidado na hora de correr, pois você pode estar na 1ª posição e na última volta estraçalhar o carro... O resultado nem é preciso dizer.

No total há cinco modos de câmera, porém o que mais a atenção é o Interior do Carro. Neste modo, enxergamos como um piloto de verdade. E acredite: não é nada fácil controlar o veículo, já que a visão se torna limitada ao pára-brisa..


Áudio


Eis outro quesito que a produtora do jogo não esqueceu: a parte sonora. Talvez a parte sonora seja uma das coisas mais preciosas, pois é ela que nos faz ???mergulhar??? no jogo e acreditar que aquilo seja real.

Os sons dos roncos dos carros condizem com a realidade e cada um tem um som distinto. Sabemos que isso não é inédito em jogos de corrida, mas em GRID eles realmente estão fiéis com a realidade.

Um detalhe bem colocado no game é o som da platéia: quando batemos nas proteções da pista, ouvimos claramente a platéia se assustando. ?? a lei de Newton: cada ação tem sua reação.

No geral, o áudio está de boa qualidade. Não podemos dizer que há alguma grande inovação, mas com certeza nos deixa, e muito, satisfeitos.


Gráficos


Seria estranho ver um jogo com gráficos desatualizados em pleno ano de 2008. Este não é o caso de GRID, pois à primeira vista, os gráficos são o que ele tem que de melhor.

A engine usada é a mesma de Colin McRae DiRT ??? porém melhorada -, a EGO. Esta engine, além de relativamente leve, nos proporciona um alto nível de detalhes, tanto nos efeitos quanto nas modelagens dos cenários e veículos.

GRID tem efeitos de Desfoque de Movimento, HDR, sombras e reflexos (na lataria e nos retrovisores). Todos esses efeitos ligados dão um belo ???up??? no visual do game.

Há em torno de 50 veículos no jogo; todos foram muito bem feitos e possuem texturas bem polidas. Os painéis dos carros também foram bem feitos e são detalhadíssimos, pois todos os dados como velocidade, rotação do motor, etc., são mostrados ali com exatidão.

Existem outros detalhes, como ver o piloto pisando no acelerador e freio, a multidão que assiste a corrida, os menus 3D (é muito bonito), os fios balançando, as árvores, entre outros.

Nem tudo é um mar de rosas: o jogo tem muito serrilhado. ?? quase que obrigatório colocar o Anti-Aliasing pelo menos em 2X. Do contrário, todo aquele esplendor cai um pouco.


Pormenores


Os cenários são variados e não caem na mesmice (o que é não comum em muitos jogos) e é ambientado em várias localidades do planeta Terra, como no Japão, na Europa e nos Estados Unidos da América.

Os circuitos vão desde os mais fáceis e com poucas curvas, onde você consegue ???pegar??? 250 KM/h, até aqueles que você é obrigado a não soltar o peso do pé no acelerador.

O fator replay tem destaque especial, pois podemos ver a corrida de diferentes ângulos, pausar, avançar ou voltar no tempo. Experimente bater seu carro e na hora do replay voltar o tempo bem no momento da batida. ?? possível ver cada pedaço do carro se juntando novamente.

Além do replay normal, temos o Replay Instantâneo. Com ele é possível voltar no tempo caso façamos algo de errado, igual no game Prince of Persia. Infelizmente tem um problema: cada vez que usamos essa opção, nossa pontuação e prêmio irão diminuir.


Conclusão


Depois de várias decepções com simuladores de corrida, chegou GRID, um jogo cheio de brilho que pode te divertir e propor sérios desafios por horas e horas.
Possuí uma jogabilidade bastante difícil, porém em contra-partida, possuí gráficos, sons e objetivos de tirar o fôlego.

GRID pode não ser perfeito, porém tem coisas memoráveis. Então se você é apaixonado por carros de corrida e quer um pouco de adrenalina, não deixe de pelo menos experimentar Race Driver: GRID.

Um agradecimento muito especial à Codemasters, pois não é sempre que nos deparamos com um jogo como este.


1 comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

8 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio