GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Doom 3 para PC de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


"Promete os mais avassaladores sustos... Bem-vindo ao inferno"

História

Ao contrário dos jogos anteriores, Doom 3 tenta passar uma história mais profunda e cheia de detalhes. Esse enredo traz à você as criaturas mais grotescas e perigosas vindas direto do inferno.
O jogo se passa em um futuro realmente distante (algo como 2145) e a Union Airspace Corporation - empresa de pesquisas tecnológicas - envia um pedido de ajuda de uma de suas bases em Marte à Terra.
O fuzileiro escolhido (no caso, você) chega ao laboratório sem saber muitos detalhes. Só tinha conhecimento de que estavam pesquisando uma tecnologia de tele-transporte.
De repente as luzes se apagam e surgem os mais temidos monstros, que como dito no início deste review, vindos direto do inferno.
Por mais que o jogo se esforce por um bom enredo, ainda ficou simples e em muitas partes, confuso.

Jogabilidade

Como todo bom jogo de ação, a visão é em 1ª pessoa. Isso nos dá uma visão detalhada do cenário e também facilita o "mata-mata".
O movimento do personagem é bastante fluído, permitindo andar mais devagar, se agachar, enfim, se movimentar levemente.
?? possível também explorar os locais do cenário em busca de itens como Medic Kits, coletes, munições, etc. Alguns itens estão guardados em armários com senhas.
Você deve estar se perguntando: "Senhas? Onde encontramos elas?!". A resposta é a mais simples possível: através do PDA.
PDA é um mini-computador e contém informações sobre seus objetivos, e-mails informativos, vídeos e áudios. Você encontra, além das senhas, informações sobre o enredo do jogo. ?? como um luz em meio ao cenário obscuro.
Falando em cenário obscuro, uma coisa indispensável é a Lanterna. Este item é de suma importância ao jogo, pois o mesmo possuí um ambiente muito escuro (veja mais no quesito 'Gráficos'). Em último caso a Lanterna também serve como arma branca.
A IA (Inteligência Artificial) deixa a desejar, sendo bastante simples. O inimigo te vê e te ataca... apenas isso. Ele não se defende nem se esconde atrás de objetos.
Um defeito em muitos jogos, inclusive neste, é a linearidade. Sempre os inimigos estão nos mesmo lugares, inclusive os sustos. Isso acaba deixando o jogo sem graça a partir do "replay"...
A vida-útil é relativamente curta, sendo que um jogador experiente leva cerca de 15 a 20 horas para zerar. Mas ainda assim o jogo acaba sendo repetitivo a certa altura, não só nos cenários que já não são muito grandes, mas também nos desafios propostos. Então é melhor ficar do jeito que está, pois se o jogo fosse maior e ainda repetitivo, a nota final diminuiria.
O destaque para este quesito fica por conta do PDA, pois ainda é novidade nos games.

Multi-player

Mesmo a produtora dando prioridade ao Single-Player, a pedido de fãs, ela fez o Multi-player.
Este modo é descartável, pois é muito limitado: possuí apenas cinco mapas e suporta no máximo 4 jogadores em uma sala.
Os modos de jogo são: Last Man Standing (o último sobrevivente é o vencedor), Deatmatch (enjoativo), Tournment e Team Deatmach.
Mas o multi-player não é de tudo ruim, pois graças à ele é possível fazer Mods e mapas, o que deixa a vida-útil do jogo um pouco mais longa.

Áudio

Qualquer jogo de terror - por mais aterrorizante que seja visualmente - sem um bom áudio perde a essência. Doom 3 possuí sons assombrosos e o ajudam à manter a atmosfera de medo. Digamos que por mais "macho" que o cara seja, os gritos vindos de lugar-algum e grunhidos de monstros o deixarão dormir com a luz acesa.
A dublagem é outro ponto forte do jogo, pois transmiti o clima de terror que faltava. Se você entender inglês, notará que as vozes dos monstros te insultam e o chamam... Acredite, é perturbador.
O jogo não tem trilha sonora, ou seja, sem músicas. Isso, a primeira vista, pode parecer ruim. Mas isso é um engano: o clima quieto e tenso acaba se tornando mais visível.
Cada arma tem um som diferente. O som de algumas armas podem não agradar (pistola) mas outras nos deixam bastante satisfeitos (a serra elétrica, por exemplo).
Os detalhes chegam ao extremo: sons de seus passos, de quando você encosta em alguma superfície, de quando você troca de arma. Com certeza tem mais para falar, mas já deu para entender que a parte sonora do jogo é excelente.

Gráficos

Resumimos em: bonitos e escuros.
Sim, é verdade, o grande defeito de Doom 3 é a iluminação que hora é perfeita e outra nos deixa insatisfeitos. ?? tudo muito escuro e mesmo sendo um jogo de terror não precisava ser assim. Recomendamos jogar no escuro se quiser enxergar alguma coisa... literalmente.
Nossa insatisfação termina aqui, pois o resto é de pura beleza.
Os detalhes dos cenários e personagens, como por exemplo as texturas e modelamentos 3D, elevam o jogo para um patamar nunca visto antes.
Quer mais detalhes? Não vamos dizer mais. Queremos que veja algumas imagens (ou vídeos) do jogo. Só assim para saber do que estamos falando!
Você ficará impressionado com os efeitos de sombras, texturas e quando não muito escuro, a iluminação.

Conclusão

Não é uma tarefa fácil analisar um jogo. Temos que levar em conta a época de lançamento e assim não fazer comparações injustas. Temos que jogar o game até dizer chega para na análise não faltar nada (ou muita coisa...)
Apesar do descartável modo Multi-player e a história sem muitos atrativos, Doom 3 ainda consegue nos chamar atenção. Inclusive, mesmo nos dias de hoje, pode ser um dos melhores jogos de horror.
?? um ótimo jogo e com certeza não poderá faltar em seu computador.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

©2016 GameVicio