GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de TOCA Race Driver 3 para PC de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


A Codemasters cumpriu na integra o que prometeu, e ToCA Race Driver 3 é um dos melhores jogos de condução que apareceu no PC. Um lançamento que fez o delírio dos aficionados e fez tremer a concorrência.

O que para uns poderia ser um fator de inibição a uma corrida imediata aos bastidores da especialidade ??? O jogo está longe de ser inovador e é de fato pouco original ??? para outros é o começo de uma nova era de isolamento dos prazeres mundanos. O povo da Codemasters decidiu apostar no mesmo, mas isso não significa que não há coisas novas e importantes a escrever.

Modos de jogo

ToCA Race Driver 3 divide-se principalmente em dois modos: World Tour e Pro Career. No primeiro modo vamos ao encontro de Scotty para vivenciar altas aventuras entre as muitas categorias que existem no jogo. A história que vai enquadrar a nossa performance prometia maior dinamismo em relação ao que tínhamos visto na edição anterior, algo que na realidade não aconteceu. Vamos encontrar cutscenes cheias de humor e onde a preocupação do mecânico-chefe é a explicação sobre a melhor forma de o jogador se comportar em pista face às características de cada prova e em relação aos objetivos de cada competição.
O método de progressão é simples e permite ao jogador escolher o tipo de prova que prefere. Existem, na maior parte das vezes, três hipóteses de escolha, e dessa maneira é possível evitar as categorias mais difíceis ou que não se adéquam ao nosso perfil e/ou gosto pessoal. Por outro lado no modo Pro Career vamos estar na presença de um estilo mais exigente e que aponta sobretudo a jogadores mais "hardcore". A competitividade é mais acentuada e o jogador terá como principal missão é a especialização em uma das diferentes categorias: Clássicos, Open-Wheel, GT, Touring, Oval, Off-Road, TMS e o campeonato Honda.
Ao todo os dois modos principais de jogo apresentam 116 campeonatos que se dividem por 35 categorias, incluindo o British GT (BGTC), Muscle Cars, o V8 Supercars, o DTM, Monster Trucks, Baja Motocross, Formula Palmer Audi, GP históricos, Touring Sports Cars, Formula 3, Karting, Formula 1000 ou ainda um campeonato de F1 disputado pelos Williams BMW de várias eras. E tudo isto é a pontinha do icebergue que alberga outras surpresas. Até tratores corta-relva é possível conduzir...

Gráficos

Graficamente, ToCA Race Driver 3 mostra bastantes melhoras, o que eleva o nível qualitativo a níveis de grande consideração. A concepção dos circuitos mostra um cuidado especial pelos pormenores, mais pequenos que possamos imaginar, possibilitando desse modo que todos eles possam recriar de forma ???real??? os respectivos semelhantes que abrigam as mais importantes competições do desporto automóvel por esse mundo fora. Mount Panorama (bathurst), Spa-Francorchamps, Brunn, Hockenheim, Nurburgring, Donnington, Silverstone, Indianapolis, Laguna Seca, Bahrain GP, e por aí for a. No total são mais de 50 pistas licenciadas que se estendem a mais de 43 localizações. Também existem pistas fictícias desenhadas apenas para o jogo, o que também agrada.

Veículos e Danos

Relativamente aos carros, a narrativa mantém-se em alta. Todas as máquinas estão feitas ao pormenor e, graças à evolução do Terminal Damage Engine, o sistema de danos assume o ponto mais alto da série. Chapa amolgada, Farolins partidos, portas pelo ar, vidros por todo o lado, cacos espalhados pela pista, radiadores a arder, um verdadeiro festim na reprodução do caos. A conhecida expressão ???rubbing is racing??? é um acontecimento normal, quer nas ultrapassagens em que é necessário dar um ???chega para lá??? no oponente, quer nas situações de túneis de vento onde temos que aproveitar a redução do atrito do ar através de uma condução colada na traseira do carro que segue na nossa frente. Os carros são realmente destrutíveis e é o realismo quem manda.
Por muito bonito que seja um simulador, é na pista que tudo ganha importância e que vai distinguir os bons daqueles que têm estofo de campeão. Felizmente ToCA Race Driver 3 o cenário é festivo em todas as vertentes técnicas e em particular na jogabilidade.
Com exceção para algumas provas ??? de que são exemplos, algumas provas de Todo-o-terreno e corridas com veículos de maior dimensão ??? o resto é pura emoção.
A sensação de velocidade é alucinante e rapidamente ficamos agarrados ao jogo. Só querem vencer mais uma corrida e desbloquear um campeonato.
Cada veiculo simula na perfeição as condições de condução reais que um piloto sente na estrada, desde a curva mais simples até às ultrapassagens mais loucas.

Inteligência pouco artificial

?? preciso ter respeito pela trajetória ideal de corrida, ter atenção aos tempos de travagem e ter em conta o comportamento dos adversários.
A IA demonstra um nível de qualidade grande e os pilotos geridos por ela parecem ter vida própria, quer pelas opções, quer pelas características únicas de cada piloto. Se alguns são melhores no processo de travagem nos limites, outros fazem da velocidade o seu ponto forte. Tal como nós também cometem erros, fazem piões, batem noutros carros e escolhem outras linhas de trajetória.

Som

Ao nível de sonoplastia é obrigatório aplaudir o efeito da borracha em esforço, do barulho das colisões, das saídas de pista, a engrenagem das marchas e principalmente o rosnar dos motores. Todos os sons são muito bem recriados, os mais críticos não têm muito a apontar.

Conclusão

Quem vive de forma intensa a competição automóvel e acumula o gosto pelos videogames, tem que idolatrar a série ToCA. Esta versão tem tudo o que é necessário para agradar aos fãs do gênero, ainda que os seguidores da franquia o possam considerar pouco inovador e com alguma falta de originalidade.
Como já foi citado, ToCA Race Driver 3 está longe de proporcionar um ???Boom??? nos jogos do gênero, mas certamente que vai obrigar os mais viciados a um novo período de isolamento capaz de os colocar em situações de ruptura social. Um dos melhores jogos de 2005, e não é por acaso que mantém um lugar especial no HD do meu computador.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo
©2016 GameVicio