GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de BioShock para PC de GameVicio

por GameVicio, data  editar remover


???O jogo foi além de simples trocas de tiro???

Quando vemos um jogo exaustivamente em destaque na mídia, sempre costumamos ficar com o pé quanto à real qualidade e acima de tudo, a diversão que ele poderá nos proporcionar. Mesmo com as várias screenshots e vídeos de gameplay liberados durante o desenvolvimento do jogo, Bioshock só mostra o verdadeiro poder, quando o personagem está sob seu comando.

Primeiros passos, ou braçadas

?? inevitável a possível comparação com o início do seriado Lost. Seu avião cai na água, há fogo por todo lado, muito barulho das turbinas, um frenesi total. Após vislumbrar a qualidade gráfica e se acostumar com os respingos de água em seu rosto, o jogador deve se dirigir a um farol que, por sorte, está nas proximidades.

Uma batisfera, esfera à prova de pressão para exploração submarina, está à sua espera. Você chegará a Rapture, uma cidade utópica, conforme a voz de boas-vindas diz ???...sem reis, nem deuses, apenas homens???.

Um mundo debaixo d???água

Ao olhar pelas janelas você confirmará que Rapture é um mundo submerso. Criada para ser uma cidade dos sonhos, porém as fraquezas humanas (como busca obsessiva pelo poder) geraram uma guerra desolando toda a cidade. Embora altamente tecnológica, o jogo se passa na década de 60 e por isso, você identificará estilos arquitetônicos, estátuas, vestuário e músicas compatíveis com a época.

Andar pela cidade te deixa na dúvida se o que vê é belo ou horrendo. Esta dualidade é aplicada não só ao cenário, mas também na história e obstáculos impostos.

Armas

O jogo possui seis armas. Você consegue obtê-las todas antes da metade do jogo. Aparentemente é um número pequeno, mas cada arma possui três tipos de munição diferentes.

Então contabilizamos 18 variações para as armas. Um número respeitável ??? não para Bioshock. Há máquinas espalhadas pelo jogo que permitem o upgrade das armas. Cada arma pode fazer dois upgrades, pelo menos. Escolher sabiamente qual arma melhorar no momento é a chave para vitórias mais fáceis e deixam o jogo ainda mais divertido.

Por exemplo, você é adepto da escopeta e inicialmente um bom tiro à queima roupa é suficiente para derrubar um inimigo. Se você mantiver esse esquema para inimigos posteriores, notará que não será suficiente, então um upgrade para esta arma é inevitável. Outros upgrades variam de redução da taxa de consumo de um lançador de chamas a aumento na taxa de disparo da metralhadora.

O sistema de armas é bem simples e não possui restrições quanto ao limite de armas que o jogador pode carregar, restringe apenas o limite de munição de cada arma. Há duas formas de navegar pelas armas: o modo tradicional que alterna para a próxima arma à direita ou o modo que congela o tempo e surge uma miniatura circular permitindo uma troca mais rápida e intuitiva de armas.

Plasmids e upgrades genéticos

Plasmids modificam seu DNA dando-lhe poderes e habilidades especiais. Há plasmids de todos os tipos, inicialmente você pode carregar apenas dois e após liberar os slots, o limite chegará a seis. O sistema de controle e seleção é idêntico ao de armas. Além disso, vale ressaltar que o jogador pode selecionar plasmid ou arma para usar e não os dois simultaneamente.

Praticamente todos os plasmids têm a capacidade de infligir danos diretos ou indiretos aos inimigos, porém alguns deles, possuem outras utilidades que devem ser empregadas para progredir no jogo. Por exemplo, o Electro Bolt destranca uma porta disparando uma rajada de energia no interruptor, o Incinerator derrete camadas de gelo que bloqueiam o caminho, o Telekinesis move objetos que impede a abertura de uma porta ou atrai itens inalcançáveis.

Outra grande sacada dos plasmids é trabalhar em conjunto com o ambiente: dispare uma rajada de energia na água para eletrocutar os inimigos; incendeie um inimigo e ele poderá passar a chamas a outros companheiros pelo simples contato ou então empregue a Telekinesis e devolva o projétil para o inimigo. Alguns plasmids são menos úteis, mas o jogador lança apenas para variar o combate como: enviar um enxame de abelhas, enfurecer o inimigo para que ataque seus companheiros, criar um boneco falso para que os inimigos pensem que é você, entre muitos outros.

Os plasmids não são o único tipo de melhoramento genético disponível. Há também os tônicos que atuam em áreas como: capacidade de hackear sistemas eletrônicos, resistência a certos tipos de ataque, auto-proteção ao entrar em contato com inimigos. Cada área possui um máximo de seis slots e assim como os plasmids, o jogador deve julgar os mais úteis ao seu estilo de jogo.

Little Sister e Big Daddy

A dupla mais peculiar de inimigos, embora não entrem necessariamente nesta categoria. Little Sisters são meninas com idade em torno de seis anos; você deve encontrá-las para obter ADAM, necessário para obter plasmids e tônicos. Ao capturar uma Little Sister, escolha entre ceifar sua vida ou salvá-la: a primeira opção lhe dará muito mais ADAM, enquanto a segunda dará menos, mas poderá também fornecer bonificações especiais. Ao ceifar a vida da Little Sister, a animação mostra uma criança com olhos amedrontadores e a tela escurece para não mostrar uma cena chocante.

As Little Sisters sempre estão acompanhadas pelos Bid Daddy. Inicialmente pensa-se que são robôs, mas há evidências posteriores que são humanos vestindo trajes subaquáticos. Os Bid Daddys são muito resistentes e só atacarão se você o fizer antes ou sentir que a Little Sister protegida corre perigo.

Engine Unreal 3

Um dos primeiros jogos a utilizar a nova versão da tradicional engine Unreal. Graças a ela, o jogo exibe qualidade gráfica superior, grande compatibilidade e uma exigência de hardware relativamente baixa. No caso do computador, o jogo exibe a opção de utilizar recursos do DirectX 10 ??? quando estiver usando o Windows Vista. Já no Xbox, existe uma curiosa opção que permite destravar a tava de FPS do jogo, porém existe um aviso de que isto pode reduzir a qualidade gráfica.

Ao mergulhar ou passar por alguma parte onde a água entra em contato com o rosto do jogador, a visão fica levemente prejudica enquanto a água escorre ??? simplesmente fabuloso.

Outro destaque gráfico é a preocupação com o efeito que os plasmids causam na mão do jogador. O plasmid selecionado sempre é utilizado pela mão esquerda e o detalhamento da textura da pele e efeitos são notáveis. Por exemplo, o Incinerator deixa a pele com graves queimaduras, enquanto o Winter Blast gera espinhos de gelo em torno da mão.

Som

As vozes dos NPCs tanto em contato direto quanto através do rádio sempre mantém um tom ameaçador e irônico. Dificilmente você se sentirá sozinho no jogo, pois a todo momento, gritos de dor ou novas informações são ouvidas.

Veredicto

Bioshock é um sério candidato a melhor jogo do ano, mesmo com os vários títulos que já saíram ou estão prontos para serem lançados. Consegue agradar aficionados por tiro e também os adeptos de RPG.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9.8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de GameVicio

Reviews da crítica

9.6 / 10
GamesBrasil
©2016 GameVicio