GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Soccer 07 para PC de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


Introdução

Desde 1994, à EA Sports vem criado a cada ano um game de simulação futebolística chamado ???FIFA???. Esse ano de 2006 não foi diferente, chega às lojas o FIFA 07, e com bastantes melhorias por sinal, e isso vem ameaçando o império do Winnig Eleven, seu principal concorrente.

Para esta versão, a concentração foi bastante voltada para a emoção que cerca o futebol - algo que, na verdade, já vem sendo trabalhado na série, haja visto que o sistema de rivalidade entre as equipes e o entrosamento do plantel não são novidades. Até mesmo a torcida interage mais com a partida, chegando a vaiar o seu time diante de um revés no placar ou uma partida típica de quinta divisão.

As novidades a cada ano são surpreendentes, e as desse ano não são diferentes: ???Ligas Interativas??? e as ???Atualizações dos Elencos???. Confira eles nas citações abaixo:

Jogabilidade

Desde o FIFA 06, a jogabilidade vem sido alterada. E esse ano foi alterado para melhor, como comandos simples e suporte a joystick não foram alterados, mas em campo é perceptível a melhoria feita pela EA Sports. O que não escapou também foi o tratamento da bola pelos jogadores, dando um efeito mais espontâneo aos jogadores, um procedimento tão importante para o FIFA. Por exemplo, o chute de Ronaldinho não vai ser igual a um chute de Rafael Moura, além do estilo diferenciado de cada jogador, podem ser um atacante matador, velocista e até ser uma parede na defesa.

No PC, como é de praxe, o jogo não somente é traduzido para o português, mas está devidamente adaptado ao gosto nacional. FIFA 07 não deixa a bola cair e até vai além, com boas novidades para nós, brasileiros. A primeira delas é a nova dupla encarregada da transmissão das partidas, encabeçada por Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho, narrador e comentarista, respectivamente. Cá entre nós, nada contra, mas os antecessores Milton Leite e Rogério Waughan, já soavam repetitivos há um bom tempo.

Além disso, pela primeira vez, o jogo traz todas as equipes brasileiras que disputam a temporada do ano de lançamento. Em outras palavras, os vinte clubes do Campeonato Brasileiro 2006 estão presentes: Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Caetano, São Paulo e Vasco da Gama. Além disso, dois times da Série B foram inclusos: Atlético Mineiro e Bahia. No total, são 22 clubes, oito a mais que a versão anterior.

Os únicos problemas do jogo são ainda velhos conhecidos da série ???FIFA???, o posicionamento do juiz no campo que parecem não reagir às circunstâncias em campo, e o posicionamento do goleiro, que às vezes leva uns frangos.

Ao todo, o game traz 27 ligas, de vinte países distintos, totalizando 510 equipes. Com o editor, você pode criar o seu próprio time, personalizando, inclusive, elementos como uniforme e distintivo.

Áudio

O que todo FIFA tem de melhor em termos de áudio são as EA Trax, e nesse ano não desaponta os torcedores como as músicas Beautiful Goal (que já fez uma participação no FIFA 2005) do Paul Oakenfold, Can???t Get Enough (Remix) dos Infaldels, You Are The One dos Shiny Toy Guns, e claro, um samba brasileiro da música Tive Razão do Seu Jorge.

Mas, uma das mudanças realmente incríveis é na narração, desde o FIFA 2004, as narrações eram de responsabilidade de Milton Leite e Rogério Waughan, o que já soava meio ???repetitivo??? na série, tanto que até a EA Sports percebeu isso, e os substitui-os por Nivaldo Prieto (da Band) e PVC, isso mesmo, Paulo Vinícius Coelho (da ESPN) que deram mais uma emoção na hora de jogar com seus comentários.

Além de contar com os recursos da narração, o FIFA 07 melhorou também no quesito torcida. Os gritos da torcida são variantes dependendo da situação do time, como por exemplo: um time está ganhado de 3 x 0 do adversário dentro de casa, ao começar um toque de bola, nos percebemos que a torcida participa também com gritos de ???Olé???, o que sempre anima o jogador.

Gráficos

Nesse quesito, o FIFA 07 se superou, a atmosfera do campo do FIFA 06 que parecia está morta se reanimou no FIFA 07, com o campo mais nítido, melhores detalhes, até a grama parece mais verde! As expressões faciais dos jogadores estão melhoradas, como a mudança de rosto de Frank Lampard (Chelsea) do FIFA 06 para o FIFA 07 é muito significativa, a munhequeira de Joe Cole (Chelsea), os brincos do Amoroso (Grêmio) e a chuteira da Nike do Ronaldinho (Barcelona) e vários outros detalhes de outros jogadores no jogo.

Porém, algumas faces de alguns jogadores não se parecem com eles na verdade, como por exemplo: a face do jogador Didier Drogba (Chelsea), na qual possui cabelos transados, o que na realidade, ele não tem, já que possui cabelos crespos.

Uma coisa que o FIFA 07 não tem em relação ao 2006 FIFA World Cup Germany é uma pequena animação da torcida que interage com o jogo, mesmo que sejam pessoas aparentemente idênticas aos jogadores das seleções que se confrontam, porém a EA Sports não passou essa idéia à diante, uma pena para aqueles que esperavam mais interatividade da torcida diante ao jogo.

Além disso, o FIFA 07 teve o seu menu revirado com alterações, o que o deixou com uma interface mais bonita e alegre com as fotos ao fundo, além de que o carregamento das partidas serem super rápidas. Com uma boa placa de vídeo e 1 GB de RAM, o FIFA 07 roda no máximo lisinho, lisinho.

Multiplayer

Uma das principais novidades de FIFA 07 está concentrada no modo multiplayer: tratam-se das Ligas Interativas (ou Interactive Leagues), limitadas aos campeonatos alemão, francês, inglês e mexicano. Funciona mais ou menos da seguinte forma: em caso de um confronto entre Liverpool e Manchester United na vida real, por exemplo, torcedores de ambos os times, devidamente cadastrados como tal, repetem o confronto no game. As estatísticas das partidas online serão acompanhadas pela EA Sports e o lado mais bem sucedido será declarado o vencedor.

?? uma forma interessante de levar para o multiplayer a rivalidade, que é uma das características mais apaixonantes do futebol. Contudo, é difícil entender o que a produtora está esperando para colocar em prática um sistema completo de ligas online, de preferência interligado aos recursos do modo Franchise. Seria um progresso e tanto para a série, mas, agora, restar ficar na torcida para que a próxima versão faça algo neste sentido.

Além disso, o jogo consolida a parceria com a emissora ESPN, com um "ticket" (aquele quadro que, durante as transmissões televisivas, veiculam informações) da emissora. Quando o jogador está online, o ticker exibe notícias importantes, placares de partidas reais e por aí vai.

Conclusão

O FIFA 07 melhorou bastante em apenas um ano, sua características principais foram modificadas para melhor, como as Ligas Interativas, mudanças em campo, e as atualizações dos times que pode ser feitas pela Internet.

As ligas online são uma novidade interessante, rumo à modernização de FIFA no quesito multiplayer. Ainda assim, os avanços poderiam ser maiores, pois um suporte online sólido aumentaria consideravelmente a vida útil do título. Ao mesmo, FIFA 07 mostra que a série estabeleceu seu estilo e nele investe da maneira correta. Os apreciadores vão curtir a dose anual de futebol proporcionada pelo game.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

©2016 GameVicio