GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Tom Clancy's Splinter Cell Double Agent para PS2 de GameVicio

por GameVicio, data  editar remover


???Sam Fisher como mocinho ou bandido????

O quarto jogo da série Splinter Cell, Double Agent, vem cheio de novidades e melhorias gráficas e de jogabilidade. A principal delas o subtítulo Doublé Agent já nos revela, Sam é um agente duplo, então não trabalha mais apenas para a sua agência Third Echelon. Surge a JBA também.

A primeira fase do jogo, assim como nos anteriores, apresenta uma espécie de tutorial ??? é sempre uma boa forma de atrair novos jogadores que não acompanharam os jogos anteriores. E até mesmo para os veteranos da série, o jogo traz novidades.

Trabalho em equipe

Fisher não está mais sozinho, além da costumeira voz de Lambert, um companheiro de equipe pode ajudar em situações em que Fisher sozinho não conseguiria lidar. Por exemplo, uma plataforma bastante elevada, Fisher sobe com a ajuda do companheiro e dá a mão para puxá-lo. Esta forma de interação é bem automatizada, basta estar no local que permita a interação e a ação surgirá no menu. ?? uma novidade para a série, porém não chega a ser uma inovação .

Visões especiais

Os óculos de Sam, desde o primeiro jogo são um destaque. Possuem visão noturna, térmica e EMF (detecta equipamentos eletrônicos). Usufruir da visão noturna é um trunfo já que os guardas várias vezes monitoram salas e corredores escuros.

Nem sempre os equipamentos estarão disponíveis para o jogador e para acentuar ainda mais a dificuldade, a falta dos equipamentos ocorre nas fases mais escuras do jogo. Sem o PDA e sem os óculos especiais, o jogador conta somente com as próprias habilidades. ?? bom calibrar devidamente os níveis de sombra de sua tevê ou monitor, eles simplificarão sua vitória.

Trust Meter

Double Agent introduz o conceito do Trust Meter, ou medidor de confiança. De um lado está a JBA e do outro a Third Echelon, existem objetivos de interesse de apenas um dos lados e outros que atendem a ambos obrigando o jogador a escolher qual agência atender.

O ideal é manter-se neutro, atendendo a ambas as agências. Pois, abraçar a um lodo pode acarretar sérios prejuízos à sua missão, por exemplo, receber menos equipamentos antes do início da missão. O jogador deve ficar atento ao medidor e planejar quais objetivos atender.

Diferença entre as plataformas

Ao contrário da maioria dos jogos que praticamente não sofrem mudanças, Double Agent é nitidamente diferente: quebra-cabeças, fases, certas interações.

Foi motivo de confusão quando jogadores de plataformas diferentes tentaram se ajudar. Mas, no final das contas, pode-se considerar essas mudanças positivas. Personalizar um jogo para uma plataforma específica é um mérito a mais para a Ubisoft.

Versão PC só com Shader 3.0

A tecnologia Shader 3.0 não é novidade nas placas de vídeo, todavia nunca fora exigida como requisito obrigatório. Usuários de placa ATI relativamente recentes ficaram incapacitados de curtir o jogo devido a estas placas usarem Shader 2.0. Evolução gráfica não é motivo para limitar tanto os felizardos jogadores que possuem a versão 3.0; sabemos que se os desenvolvedores realmente quisessem, teriam feito adaptações para os hardwares, assim como vimos em Tomb Raider Legends.

Jogabilidade

Splinter Cell: Double Agent continua sendo um jogo com uma excelente jogabilidade que exige um tempo relativamente pequeno de aprendizado. Comandar Sam Fisher é o mais próximo que chegamos da realidade no ambiente de espionagem, até então.

Manter o objetivo de espionagem exige limitar o jogador a usar armas de fogo, assim a munição permanece escassa. Armas devem ser usadas em situações extremas; Sam é mais mortal com punhos do que com armas, além do fato de o baixo ruído não atrair mais inimigos.

Novos movimentos foram incorporados à seleta lista. Quando Sam estiver pendurado um cano na horizontal que se inclina 90 graus, ele consegue continuar e escalar. Outra novidade é estar pendurado em uma borda e puxar o inimigo do alto da plataforma ??? extremamente útil em vários pontos chave do jogo.

Veredicto

Double Agent permanece no topo dos jogos de espionagem. Esperamos que novos aprimoramentos sejam incorporados ao quinto jogo da série.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de GameVicio
©2016 GameVicio