GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Faces of War para PC de GameVicio

por RipadorBR, data  editar remover


Vamos novamente para a Segunda Guerra Mundial... Temos aqui um título indescritível em matéria de emoção e ação em RTS (Real-time Strategy)! Essa é nossa impressão inicial! Jogo com extrema adrenalina, com fases muito bem planejadas jogadas em vários tipos de formato, realmente Faces of War (FoW) nos surpreendeu. Seguindo uma fórmula iniciada com Commandos há quase 10 anos, poderá se notabilizar e fincar pé no mercado. Para definir nossa experiência em FoW basta dizer que é um jogo ???emblemático???.

Quando vejo as news e alguém nos apresenta, como tema de novo jogo, a segunda guerra mundial, nada mais mexe comigo, fico sético e sem esperanças de que surja algo realmente novo. O bom é que os desenvolvedores sempre conseguem nos brindar com algo brilhante e diferente. A segunda guerra mundial já foi chamada de a ???guerra das guerras???, a ???mãe guerra??? e a ???única verdadeira grande guerra???, confesso que não acreditava muito nisso, mas estou começando a me definir por esses estereótipos, junto com muitos outros. Por mais que o tema seja explorado por jogos, filmes, documentários e livros sempre surge algo novo e diferente, apesar de que, na maioria das vezes não sejam bem assim. Com certeza, depois de todos esses anos nenhum tema foi tão explorado nas telinhas de vídeo game quanto esse e, a riqueza e diversidade de fatos históricos e experiências que ele oferece são muito fartos.

FoW nos mostra a guerra de um ponto de vista diferente. Primeiro, por estarmos vivendo as missões na pele de seus Heróis. Segundo, que não precisamos radicalmente jogar com esses heróis, sendo eles, apenas Americanos e Aliados. Neste brilhante jogo podemos jogar, no modo single player, tanto com Aliados, como com Alemães e Soviéticos, passando por missões desafiadoras em qualquer um dos lados que escolhermos.

A grande maioria dos jogos de segunda guerra começam a explorar o assunto em dois pontos decisivos dela, ora por Pearl Harbor, ora pela Invasão da Normandia (Dia-D). FoW fez diferente, nesse jogo iremos participar dos fatos e momentos finais da guerra, tema que ainda não foi explorado. Este jogo é uma atualização dos similares destinados à segunda guerra, nem Dia-D nem Stalingrado, aqui faremos missões de aniquilação das forças alemãs, empurrando-as de volta para sua terra.

O jogo


Finalmente um jogo com mochila limitada, FoW limita o que se pode colocar na mochila, alguns jogos são discrepantes nesse sentido, em FoW os recursos de munição são limitados, você toma parte de combates em pequenos grupos acompanhando outras tropas, portanto pegue munição em todo o soldado morto que encontrar no caminho, pois com certeza vai precisar. A jogabilidade navega entre os layouts já conhecidos de Commandos e os RTS de larga escala, daqueles em que temos que manejar grupos de soldados na ação. As missões são difíceis, cansativas, longas, de muita visão estratégica, estressantes em ambientes de difícil visibilidade dos inimigos nos ambientes de lamaçais, pântanos, florestas e os combates urbanos dificílimos, onde temos que desentocar o inimigo. As formas de cumprir as missões não são rígidas como o eram em Commandos, você pode cumprir as fases de várias formas diferentes, com total liberdade dentro do terreno, nesse jogo realmente você decide ???o como vai fazer???. Claro, que você tem que seguir os objetivos propostos para a missão, pois se não o fizer não vai vencer as batalhas.

O modo campanha tem missões alucinantes, onde, a perícia no controle do grupo fará toda a diferença, na verdade diferença em jogos de guerra é vida ou morte, ganhar ou perder. Como os personagens tem muitas formas de se proteger não precisa ter medo de encarar a guerra e o inimigo.

Muitos games de RTS apresentam problemas de movimentação, controle de personagens, repetição de objetivos e missões, por isso não temos medo de errar ao dizer que, chegou um jogo que tem características realmente novas nesse sentido. Controlar por teclas fica fácil, mas se o jogador quiser fazê-lo pelo HUD (interface) do jogo as coisas se complicam por que o painel do jogo tem muitos botões e abas, o que o torna bem confuso na hora que o jogo esquenta.

Inteligência Artificial


O movimento das tropas não é tão simples, pois seu esquadrão não está sob seu controle o tempo todo e, constantemente, fogem de seu controle para se protegerem e atirar onde quiserem. Algumas vezes isso parece bom, o personagem atira em alvos que você não viu e pode se abrigar no terreno sem você dar o comando, outras vezes isso pode dificultar na hora de dar um comando de ataque, se ele perceber que pode tomar um tiro vai ficar temeroso, incrível né!? Isso mesmo, seu soldado tem medo. Ele abaixa sozinho, se esconde e faz coisas inacreditáveis com o controle de IA. Outra coisa boa é que você pode atacar com um personagem e deixar os outros escondidos e eles se protegem enquanto você estiver fora realizando a missão. Você pode montá-los em metralhadoras e os heróis fazem o serviço sem necessidade de sua ajuda.

Gráficos e sons


A engine do jogo é boa, bem detalhada, com muitas sombras e reflexos, mas os cenários causam confusão no jogador, visto que para ter uma boa visão do alvo ou local em que se encontra você tem que estar constante movendo a câmera do jogo, que não tem uma configuração padrão acertada para facilitar essas necessidades. Muitas vezes é necessário que você mesmo os configure para ter uma experiência melhorada. A visão através dos edifícios e paredes é ofuscada pela falta de um melhor efeito de transparências. As músicas são típicas de jogos de ação, mas os efeitos de som das batalhas são muito bem feitos. O jogador tem a nítida impressão de que está dentro do cenário, e isso ajuda a lhe manter nervoso durante os combates, o que faz o jogo parecer melhor do que é.

Conclusão

?? um jogo bom pelo fato que trás muitos elementos novos ao estilo e ao formato, baseando-se num tema de sucesso para garantir a durabilidade, com isso Faces os War ganhou mais pontos positivos que negativos, portanto, ele é uma boa escolha para este final de ano em que restam poucos títulos a serem lançados. Isso mesmo GameViciados, peguem seus fuzis e vamos à batalha!!!


Nenhum comentário

||
GameVicio
6.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de RipadorBR
©2016 GameVicio